O bairro ganha sala cult de cinema, no Anexo da Casa Guilherme de Almeida.
Um espaço sofisticado e que segue os moldes dos grandes cineclubes paulistanos do século passado, foi aberto no dia 30 de janeiro, como parte das celebrações pelo aniversário de São Paulo. A Casa Guilherme de Almeida inaugurou a Sala Cinematographos em seu espaço anexo, que conta com uma programação diversificada de filmes semanalmente. O espaço tem em torno de 80m², capacidade para 40 pessoas e a entrada é gratuita.
A Casa é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado, gerenciada pela organização Poiesis. Especialmente para a abertura foi exibido o filme São Paulo, Sinfonia da Metrópole (1929), de Rudolf Lustig e Adalberto Kemeny, com trilha sonora ao vivo por Livio Tragtenberg. O evento contou a presença do Secretário de Cultura do Estado de São Paulo, Marcelo Mattos Araujo.
“Cinematographos” é o nome original da coluna que Guilherme de Almeida escrevia diariamente no jornal O Estado de S. Paulo entre os anos 1920 e 1940, pioneira da crítica cinematográfica em nosso país. Durante dezesseis anos ele produziu milhares de críticas de filmes das mais variadas origens e temas. Com uma programação intensa, o novo espaço vem resgatar esse ofício do poeta, propondo a difusão, o debate e a formação sobre o cinema e seus diversos aspectos.
A Casa Guilherme de Almeida firmou uma parceria com a Versátil Home Video, principal distribuidora de DVDs do país para realizar mensalmente a “Sessão Versátil” na Sala Cinematographos. As informações sobre a programação são periodicamente atualizadas e publicadas no site (abaixo).
Sala Cinematographos – Casa Guilherme de Almeida Anexo
Rua Cardoso de Almeida, 1943, Perdizes. Tel. 3673-1883.
www.casaguilhermedealmeida.org.br