O coração merece atenção

0
1898

Foto: Tiago Gonçalves

Tiago Gonçalves
Dr. Kencis e Cristina, da Lapacor

As doenças cardiovasculares são a maior causa de mortes no Brasil. Saiba como cuidar melhor do seu coração.

Segundo o médico e cardiologista Dr. Luiz Kencis Junior, com mais de 40 anos de experiência, “hoje, no Brasil, se morre mais do coração do que de outra doença. E nesse ritmo, em 2030 seremos o país com o maior número de mortes por problemas cardiovasculares”, alerta.

Conhecer e prevenir os fatores de risco pode ser a grande saída. “Os fatores de risco como hipertensão (ou pressão alta), colesterol, diabetes (principalmente o tipo 2), além do estresse, podem resultar em infarto, trombose, derrame e a morte”, avisa o Dr. Kencis.

Antes ‘privilégio’ masculino, as doenças cardiovasculares também ocorrem em mulheres. “Por conta da vida competitiva, a doença cardíaca em mulheres tem aparecido mais cedo, com mais agressividade e evolução mais rápida. Tamanha é a preocupação que a Sociedade Brasileira de Cardiologia criou um departamento voltado para a mulher.”

Outros fatores de risco, como o tabaco, a obesidade e a falta de atividades físicas, contribuem para o crescimento de novos casos. “O aumento do uso do tabaco entre jovens e mulheres é outro fator importante que precisa ser evitado”, informa o médico.

Além dos fatores externos, Dr. Kencis alerta que “a hereditariedade é também fator de risco. Saber o histórico de doenças dos pais e avós pode ser útil na prevenção. Fatores como idade e sexo não podem ser modificados, mas doenças crônicas como diabetes, hipertensão e colesterol podem ser controladas e resultam em uma melhor qualidade de vida.”

Para não sobrecarregar seu coração, além de consulta com o médico, o cardiologista recomenda que as pessoas “tenham uma alimentação saudável e mais natural possível, consumir menos sal e açúcar, evitar os produtos industrializados como sucos e molhos e fazer 30 minutos de atividades físicas por dia podem contribuir, e muito, com a saúde de seu coração. E não esquecer o lazer e o ócio, e também cuidar do espírito é a recomendação básica”, finaliza.

Lapacor: consultas e mais de 200 exames em um só lugar

Lapacor Diagnósticos Médicos

Especializada em diagnósticos médicos, a Lapacor tem 40 anos de existência e médicos de várias especialidades, como cardiologia, endoscopia, endocrinologia, radiologia, entre outras. Além disso, oferece mais de 200 tipos de exames e diagnósticos, com equipamentos modernos. Entre eles, mamografia, colonoscopia virtual, ecocardiograma, mapeamento cerebral, teste ergométrico e também tomografia computadorizada que resulta em um exame com menor radiação e melhor identificação de patologias. Atende particulares e clientes dos principais convênios médicos. O Dr. Luiz Kencis Júnior (CRM-SP 33.061) é o médico responsável.

Lapacor Diagnósticos Médicos
Rua Brig. Gavião Peixoto, 389, Alto da Lapa
Telefone 3643-5833
lapacor.com.br

Fotos – Tiago Gonçalves

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY