Tendal da Lapa e Casa das Caldeiras têm atividades gratuitas

0
4319

Foto: Divulgação

Divulgação
Roteiro especial pela área tombada da Casa das Caldeiras

Antes que a agenda do Carnaval tome conta da região, que tal participar de eventos  em dois importantes espaços culturais na Água Branca e na Lapa? A Casa das Caldeiras, para resgatar a memória desse privilegiado local tombado pelo Patrimônio Histórico, oferece monitoria  especial com a atuação e criação de um roteiro para conectar histórias, com interpretação dos atores Jussara Bracco, Cecília Meirelles, Carlos Medeiros e Plinio Meirelles se alternando a cada mês.

A programação, que  estreou em agosto  2022 durante a Jornada do Patrimônio, terá em fevereiro duas sessões marcadas para o dia 12  (domingo) às  10h e 14h. O ponto de encontro será em frente à Locomotiva Filomena (Av. Francisco Matarazzo, 2000).

Esse belo espaço de alvenaria de tijolos possui três enormes chaminés, um pé direito altíssimo para abrigar imensas caldeiras, que hoje são como grandes esculturas, contando histórias de tempos passados. Trata-se do edifício fabril da década de 1920, construído para abrigar caldeiras vindas da Europa que produziriam energia para todo o parque industrial que se erguia pelas mãos do Conde Francesco Matarazzo, numa área de aproximadamente 100.000 m2, onde a proximidade das linhas de trem privilegiava o recebimento de matéria-prima e o escoamento da produção. Foi tombado em 1986, pelo CONDEPHAAT e IPHAN, como edificação remanescente das IRFM – Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo.
Jogos no Tendal – Desde 2017 o Projeto Vem Jogar RPG tem formado vários grupos pela Zona Oeste de São Paulo. A iniciativa está de volta no Tendal da Lapa, com as atividades dos agentes culturais do Programa VAI do fomento de produção de cultural da Cidade de São Paulo. Neste primeiro semestre de 2023 uma série de oficinas foram programadas. Aos sábados, a partir do dia 4/2, das 14h às 18h. Rua Guaicurus, 1.100 (próximo ao Terminal Lapa e à estação da Lapa, Linha 8 Diamante).

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY