Zona Oeste destaca demandas para Conferência Estadual

0
122

Foto: Divulgação

Divulgação
Representantes da Lapa – Pinheiros na Conferência Municipal

A duas semanas da realização da 9ª Conferência Estadual da Saúde, que acontece de 29 a 31 de maio e é um evento preparatório para a 17ª Conferência Nacional marcada para julho, em Brasília, a delegação municipal definiu que levará ao encontro a defesa de diversas diretrizes, muitas delas refletindo demandas apoiadas pelos representantes da Lapa e Pinheiros.

A etapa estadual adota o tema: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia –Amanhã Vai Ser Outro Dia”, balizados pelos seguintes Eixos Temáticos: O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia;  Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

Pedro Alem Santinho, membro do Conselho da Supervisão de Saúde Lapa -Pinheiros e  um dos representantes da  cidade na Conferência Estadual, explica que, na  etapa paulistana realizada no final de abril, conselheiros de Saúde da Zona Oeste apresentaram um leque de propostas consolidas em diretrizes. “Lapa e Pinheiros trabalharam em conjunto naquele evento e definiram pontos básicos em defesa do SUS. Muitos deles acabaram sendo consolidados ao final da Conferência Municipal. É o que defenderemos no encontro estadual, no final do mês”, ressalta ele.

Na linha apontada por Santinho destacam-se a luta pelo modelo de gestão pública direta nos equipamentos de saúde, que atualmente estão na gestão terceirizada, com a adoção de um regime de transição; ampliação imediata do quadro de funcionários para todos os serviços e programas de saúde conforme a necessidade de cada território, com ênfase em concurso público; a garantia de  formação e educação permanente, fortalecendo a Escola Municipal de Saúde com a participação dos facilitadores; e implantação do sistema único de informação para gerenciamento de prontuário eletrônico com cartão SUS único por usuário, entre outras questões.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY