FliPUC: a 1a. festa literária na PUC-SP

0
4095

Foto: divulgação

divulgação
FliPUC é espaço para discussão sobre literatura

A PUC promove a sua primeira festa literária e terá como tema “Literatura Transversal” e homenagem ao educador Paulo Freire.

A FliPUC – Festa Literária Internacional da PUC-SP, tem por objetivo promover o debate em todas as áreas do conhecimento, incentivando a leitura e divulgando sua produção é uma realização conjunta da Educ, a editora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e da PUC-SP.

Entre os debatedores, nomes como Renato Mezan, Raphael Montes, Marcelino Freire, Kaká Werá, Lira Neto, Laerte, Alexandra Loras e Bernardo Kucisnky. Todos os debates, assim como o show de encerramento, no dia 25, às 20h30 com a Banda Painted Bird, de música klezmer, têm entrada franca.

José Luiz Goldfarb, curador da FliPUC-SP
José Luiz Goldfarb, curador da FliPUC-SP

“Hoje, as festas literárias são uma realidade por todo o Brasil, surgidas a partir de uma iniciativa pioneira de editores e autores que gostavam de curtir as férias em Paraty. A Flip iniciou há mais de uma década uma tradição que se expande por cidades espalhadas pelo país”, diz José Luiz Goldfarb, curador do evento, ao lado de Lucia Santaella.  “Esses eventos ganham espaço na mídia, tradicional e digital, atraem um público diverso, de amantes da literatura a novos leitores. Conhecer escritores ao vivo em deliciosas mesas de debate (que em geral são transmitidas pela internet), visitar uma grande Feira de Livros e, ainda, poder adquirir obras selecionadas a preços especiais, são momentos de incentivo à leitura em nosso país. É neste sentido que a editora da PUC extrapola sua função de apenas lançar livros para também realizar esse grande evento, dentro de sua missão de produzir material de alta qualidade, promovendo a leitura”, acrescenta Goldfarb.

Paulo Freire (1921-1997), escritor, educador, pedagogo, filósofo brasileiro e também professor da PUC-SP é o grande homenageado desta primeira edição da FliPUC.

A programação da FliPUC propõe um debate sobre as múltiplas expressões e interfaces da literatura no mundo contemporâneo. Daí, seu tema: Literatura Transversal, com mesas que debatem as seguintes questões: “Caminhos da Crítica”; “Literatura e Cultura Indígena”; “Repensar a Arte e a Literatura – Redes e Literatura”; “Ciência e Tecnologia na África – Racismo e Ciência”; “Literatura e Memória”; “Literatura e Política”; “Literatura e Arte do Passado ao Presente”; “Tudo na Literatura” e “Repensar a cultura”.

Além dos eventos que acontecerão no Tucarena, quem gosta de livros poderão comprar exemplares com descontos que podem chegar a 50% com os expositores que ficarão no saguão do Tucarena.

1ª FliPUC Festa Literária da PUC-SP, das 10h30 às 19h30, Rua Monte Alegre, 984, Perdizes, entrada franca, www.pucsp.br/flipuc

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY