Os 30 anos da Feira de Artes da Praça Benedito Calixto

0
3763

Foto: Tiago Gonçalves

Tiago Gonçalves
Sábado é dia de passear na Praça Benedito Calixto

Aos sábados, a Feira de Artes da Praça Benedito Calixto é uma das atrações da cidade. Antiguidades, objetos de arte, quadros, discos raros, fotografias antigas são encontradas entre os expositores. Em 1986, Antonio Nóbrega foi o primeiro artista a se apresentar na feira, a convite do jornalista Luiz Ernesto Kawal e teve a presença do jogador de futebol Leônidas da Silva, o Diamante Negro, ao lado do publicitário Carlito Maia, Julio Amaral de Oliveira, Padre Godinho, entre outros. Desde aquela data, o Grupo de Choro da Praça, toca regularmente para o público. O espaço O Autor na Praça/Espaço Plínio Marcos, criado por Edson Lima, apresenta regularmente artistas e promove o lançamento de livros com tardes de autógrafos.

Segundo a organização, são dez mil pessoas que a cada sábado circulam pela feira. Há um espaço voltado para gastronomia com diversas barracas que vendem pratos típicos de todas as regiões brasileiras e de outros países como os bolinhos de bacalhau e doces.

Para comemorar os 30 anos da Feira, que já se tornou um marco na agenda do turismo nacional e internacional, estamos organizando uma festa no próximo sábado, dia 27 de agosto. As atividades principais do evento ocorrerão na rua de cima da feira, que tem o Fran’s Café na esquina com a Rua Cardeal Arcoverde e o Bradesco na esquina com a Rua Teodoro Sampaio, onde, das 10 às 18h, serão instaladas tendas com atividades para crianças, jovens, adultos e terceira idade, entre elas: O Autor na Praça receberá no Espaço Plínio Marcos, que será instalado na rua, a diretora do Centro de Memória do Circo Verônica Tamaoki autora do livro e CD Circo Nerino; o muralista Eduardo Kobra e equipe, muralista (ainda a confirmar), que deve pintar um painel no muro da Associação dos amigos da Praça Benedito Calixto. E será lançado o projeto Horta Urbana / Horta Comunitária que ocupará canteiros da praça.

Na ocasião haverá uma homenagem a Horieta Novais, atual presidente da Associação dos Amigos da Praça Benedito Calixto, Rachel Manna Moraes, artista plástica e 1ª presidente da Associação, Carlos Eduardo Lobo, economista e 2º presidente da Associação, o jornalista Luiz Ernesto Machado Kawall, criador da Vozoteca LEK, morador da praça há mais de 50 anos e Oduvaldo Donnini, jornalista e grande incentivador na fundação da Associação e da Feira de Artes, personalidades que com sua conduta e militância, fizeram da Associação e da Feira um evento de expressão internacional para cidade de São Paulo. Também serão homenageados alguns expositores pioneiros da Feira.

Evento grátis, dia 27/8, das 10 às 18h. Praça Benedito Calixto, Vila Madalena, www.facebook.com/FeiraDeArtesAntiguidadesArtesanato

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY