Praça Nova Lapa ganha primeira leira de compostagem da região

0
64

Foto: Divulgação

Divulgação
Compostagem comunitária ajuda a encaminhar corretamente os resíduos sólidos.

A praça Nova Lapa, na Vila Leopoldina, tem sido um ponto de promoção do espírito Ecobairro na região, com os moradores que se comprometem a cuidar do local mostrando um forte compromisso ambiental com as águas e a questão dos resíduos sólidos. Dentro desse propósito, foi instalada na praça a primeira leira de compostagem do bairro. O evento aconteceu na manhã do domingo, 16, e reuniu a comunidade para trabalhar na instalação e confraternizar levando alimentos e bebidas para um lanche comunitário.

A construção da leira de compostagem tem como objetivo melhorar o encaminhamento dos resíduos e atuar de forma direta na questão das mudanças climáticas. “É um passo importante individualmente que possibilitará que as pessoas separem os resíduos na sua casa em três frações – reciclados, inservíveis e orgânicos -, diminuindo o volume do que é encaminhado para o caminhão da prefeitura”, explica a moradora do bairro e conselheira do Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura da Paz – Cades Lapa, Alexandra Swerts. “Agindo localmente e entendendo como fazer parte da solução é possível melhorar a relação com os resíduos em toda a cidade”, ressalta.

Segundo ela, esse é um grande passo para que a Leopoldina se alinhe com o que já está acontecendo nos bairros vizinhos e que são referência em sustentabilidade. Como exemplo, Alexandra cita a compostagem do coletivo das Vilas Ida, Beatriz e Jataí, o Ecobiairro Vila Mariana e os grupos de compostagem em diversas áreas verdes públicas da cidade, entre elas a composteira da Pompeia.

Para utilizar a leira, basta separar resíduos orgânicos crus, além de folhas secas, palhas e demais materiais de jardim, em um balde ou pote e levá-los até a praça.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY