Peça navega entre infância e adolescência

0
87

Foto: Divulgação

Divulgação
Jornadas de Maria pelo sertão revelam encruzilhadas de um intenso rito de passagem

O 12 de outubro, Dia das Crianças, passou, mas no Teatro Cacilda Becker o rito de passagem da infância para a adolescência é revivido com muita criatividade na peça Noite de Brinquedo – No Terreiro de Yayá.

O espetáculo conta, por meio do Reisado, uma manifestação popular  que homenageia o nascimento de Jesus e a chegada dos Reis Magos.  E nesse  cenário surge a menina Maria, que deixa a  infância e se torna adolescente.

O que significa perder a infância? E qual é o rito dessa passagem? Tudo isso pode  acontecer em meio a uma festa. Em que momento a menina Rainha percebe que  se tornou mulher? E sendo mulher ela pode continuar sendo Rainha ou a infância  é um reinado e para crescer é preciso abdicar da coroa? Diante disso, o grupo Clã do Jabuti leva ao palco uma  encenação de encantamentos e encantados numa amálgama de teatro, risos, ritos e batalhas no espaço fantástico da criança investigando  a festa do Reisado, como um lugar de experiência, e, portanto, de rito.

No enredo, Maria é uma menina rainha e guerreira do reino de Entremundos e está prestes a viver um dos momentos mais desafiadores de sua vida: entregar sua coroa de reisado e conquistar outro lugar nesse tradicional folguedo.

Não bastasse o desafio de crescer, coisas estranhas acontecem no terreiro de Yayá, sua avó, o que convoca a menina a uma jornada pelo sertão. Nesse rito de passagem inspirado nas tradições dos folguedos e saberes dos terreiros, num diálogo com os reisados brasileiros, a luta é contra o esquecimento e os muitos apagamentos. A heroína descobre como guerrear e festejar com a ajuda de seres encantados e a desvendar a sabedoria ancestral das encruzilhadas, lugar de encontro e aprendizagem.

Sábado (21) e domingo (22), às 16 horas. Gratuito. Rua Tito, 295.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY