Obras no viaduto Lapa prosseguem até março

0
489

Foto: Divulgação

Divulgação
Reformas vão garantir segurança no viaduto.

Orçada em R$ 41,6 milhões, a reforma do Viaduto Comendador Elias Nagib Breim, que liga os bairros Lapa e Lapa de Baixo, está prevista para terminar em março, segundo informa a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb).   Os serviços,  iniciados em setembro de 2022, contemplam reforço e recuperação estrutural.

Neste início de janeiro, o prefeito Ricardo Nunes vistoriou as obras e lembrou que ações preventivas ocorrem em todas as regiões da cidade. “Havia risco de ocorrer algum acidente nesse viaduto. Estamos fazendo toda a reestruturação e a troca dos equipamentos que garantem a segurança”, afirmou Nunes.

O Viaduto da Lapa é um marco histórico do associativismo comunitário e comercial lapeano. Sua construção foi demandada pelas antigas Associações Amigos de Bairro nos anos 50 e 60, tendo como ponte política  com a prefeitura o vereador Ermano Marchetti, que morava na região.

Projetada em 1954, a obra teve início em  setembro de 1956 e foi entregue em junho de 1960. Em 1986, cumprindo promessa de campanha, o prefeito Jânio Quadros entregava a duplicação do viaduto.

O viaduto é composto por 17 vãos, e toda sua extensão. As ações da Siurb contemplam serviços de recuperação e reforço nos pilares, vigas e lajes de todo o viaduto. Também serão substituídos os aparelhos de apoio e 17 juntas de dilatação. Com as intervenções, a vida útil da estrutura será prolongada, além de adequar a capacidade de carga do viaduto aos padrões atuais.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY