Ônibus-teatro realiza apresentação em escola

0
273

A Companhia de Teatro BuZum! apresenta de forma gratuita o espetáculo “13 Gotas” que propõe uma reflexão sobre o uso consciente da água. “A água é uma substância encontrada em grande quantidade em nosso planeta, entretanto, nem toda essa água disponível pode ser aproveitada pelo homem e ela está cada vez mais escassa, por isso o tema é tão relevante e cada vez mais faz sentido levar à reflexão de nossas crianças”, explica Mariane Gutierrez, diretora do BuZum!. O diferencial é que a encenação acontece em um ônibus equipado com palco, iluminação e sonorização.

A tese das “13 gotas” surgiu de um estudo do Instituto Akatu, que calcula que se toda a água do planeta coubesse em um balde de 10 litros, somente 13 gotas seriam consumíveis pelos humanos. Segundo o estudo, 97,5% da água do planeta é salgada e, portanto, imprópria para uso e consumo. Apenas 2,5% é doce, sendo que a maior parte está em locais de difícil acesso. Desse total, somente 0,26% estaria disponível e acessível aos humanos.

As apresentações da BuZum! são realizadas para alunos de escolas públicas municipais por meio da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, com incentivo da Lei Rouanet e Proac ICMS, modalidade do programa de fomento paulista que funciona por meio de patrocínios incentivados e renúncia fiscal. “As leis de incentivo à cultura são fundamentais para que projetos como o BuZum! continuem gerando emprego a profissionais que vivem da arte e levem essa arte para um público que, muitas vezes, tem menos acesso, já que está mais distantes dos grandes centros”, analisa Mariane.

O espetáculo traz dois cientistas que explicam para os alunos, de forma lúdica e sensorial, a importância da água. Desde a gestação, quando os humanos estão imersos em líquido uterino, até nos alimentos, nos órgãos do corpo e na natureza. Os diferentes estados da água, sólido, líquido e gasoso, são mostrados, assim como os ciclos de chuvas. Utilizando várias técnicas do teatro de bonecos, os atores mostram que a água está em tudo: no céu, nas nuvens, embaixo da terra, nos lençóis freáticos, nas lágrimas, no suor, no sangue, nos ossos, pele e cabelo. Com um mapa mundi em cena, as crianças conseguem visualizar exatamente quais partes do planeta têm água salgada, como nos mares, e água doce, como nos rios, em menor quantidade, e que por isso é preciso que tenham consciência do uso desse recurso essencial do chamado ‘planeta azul’.

Após uma temporada que passou por diversas escolas, a apresentação será na EMEI Professora Neyde Guzzi de Chiacchio (Largo da Lapa, s/n), na quarta-feira (7), com sessões às 9h, 9h40, 10h20, 13h30 e 14h10.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY