Biblioteca tem programação especial de aniversário

0
401

A Biblioteca Parque Villa-Lobos completa 8 anos e, desde a inauguração, em dezembro de 2014, até agosto deste ano, o equipamento já recebeu 1,7 milhão de visitantes, circulou mais de 849 mil itens do acervo e realizou cerca de 6.300 atividades presenciais e on-line. O evento comemorativo será realizado neste domingo (11), a partir das 9h30, com oficinas de criação de livros, contação de histórias, tarde de lançamentos e apresentação teatral. As atividades são gratuitas e não é necessário fazer inscrição.

A animação da festa está garantida com a presença dos palhaços Jacinto e Sandoval. A dupla irá percorrer a biblioteca ao longo do dia com intervenções e performances lúdicas. Para dar protagonismo ao personagem principal do espaço, a comemoração traz duas oficinas de criação de livros artesanais. Na Oficina de Livro Bicho, realizada das 11h às 13h, animais imaginários ganham vida por meio de recortes, colagens, dobraduras de papéis e costuras. Já na Oficina de Livro Pequenas Memórias, das 14h às 16h, crianças e familiares serão convidados a construir manualmente seu próprio exemplar com histórias vividas, inventadas ou reinventadas. As atividades são indicadas para crianças a partir de 7 anos.

Na área externa, acontece o tradicional Domingo no Parque, com contação de histórias ao ar livre. Nesta edição, a Cia. Mapinguary apresenta o mundo da fantasia com música, dança e brincadeiras. Serão cinco sessões, entre 11h e 16h. Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da biblioteca. A atividade Lê no Ninho, voltada para crianças de 6 meses a 4 anos, com a proposta de criar um vínculo afetivo com a leitura, utiliza fantoches para atrair a atenção da plateia. As sessões têm a duração de 45 minutos e começam às 11h.

Também será realizado o lançamento coletivo de quatro livros da editora Editacuja, com autógrafos e bate-papo com os autores, das 14h às 16h. As obras são “Assistir e ser assistida: vias e limites de uma estética existencial” e “A Vida de Deise”, de Deise Abreu Pacheco e Ana Cláudia Romano Ribeiro, “Transfer – relatos cronicamente poéticos de outro hemisfério” de Kevin Kraus e “O vestido criou Ana” de Cida Sepulveda.

Das 15h às 17h acontece a Oficina de Xadrez, promovido pela consultoria Fox, onde os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas para disputar partidas. A atividade é indicada para crianças a partir de 7 anos e os jogadores com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados.

O encerramento será com a apresentação teatral “Fábulas”, das 16h às 16h45. No espetáculo de bonecos e máscaras, produzido pela Mevitevendo Teatro, animais com diversas personalidades aparecem em várias histórias, mostrando de maneira engraçada e comovente como eles podem ser tão iguais e diferentes.

Em 2019, a BVL foi finalista no Prêmio Excelência Internacional da Feira do Livro de Londres. Um ano antes, ficou entre as cinco finalistas do Prêmio Biblioteca Pública do Ano promovido pela Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (IFLA). Ainda em 2018, recebeu a distinção de Honra ao Mérito no Prêmio IPL – Retratos da Leitura, realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL). O acesso à biblioteca é pela Avenida Queiroz Filho, 1205.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY