Retomada da obra do metrô completa um ano

0
399

Na quarta-feira (6) completou um ano que foi retomada a construção da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo, obra que foi assumida pela parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado com a Concessionária Linha Universidade, liderada pelo grupo Acciona.

A linha vai ligar a Brasilândia, na Zona Norte, à Estação São Joaquim, na região central, com seis estações na região e a previsão de transportar mais de 630 mil passageiros por dia. A finalização das obras está prevista para 2025, com entrega simultânea de todas as estações.

Neste um ano que passou, foram abertas 19 frentes de trabalho e em agosto, ocorreu a descida da roda de corte da tuneladora, conhecida como tatuzão, que escavará o trajeto no sentido sul. A montagem do equipamento deve continuar até dezembro deste ano, quando a máquina começará a perfurar o túnel entre as futuras estações Santa Marina e São Joaquim, percorrendo 10 quilômetros em solo. A segunda tuneladora, que fará o mesmo trabalho no sentido norte, deve começar o processo de escavação até abril de 2022, quando percorrerá 5,3 quilômetros em rocha.

Na segunda-feira (4), as Áreas de Ventilação e Saída de Emergência (VSE) Faustolo e Sara de Souza passaram a receber atividades em segundo turno. Com isso, o horário de obras nas duas regiões passa a ocorrer das 6h às 22h18. A concessionária afirma que adotou diversas medidas mitigadoras dos ruídos.

Moradores da Rua Doutor Augusto de Miranda se queixam do canteiro da Rua Faustolo, onde afirmam estar sendo depositada uma grande quantidade de entulho. Questionada sobre a zeladoria no local, a Concessionária Linha Uni e a Acciona afirmam que o VSE Faustolo possui vigia 24h no local do canteiro e que é realizado um trabalho constante de conscientização com a população do entorno sobre o correto descarte de lixo. Esclarecem também que sempre que há situações semelhantes, a equipe da obra abre um chamado na Prefeitura para que o entulho ou lixo da área externa do canteiro seja recolhido. Sobre a situação apresentada pelos moradores, afirma tratar-se de um caso isolado, sendo que o entulho já foi retirado.

Para mais informações sobre as obras da Linha 6-Laranja, a comunidade pode entrar em contato com a Central de Atendimento da Linha Uni, pelo telefone 0800 580 3172, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, ou por meio do site (www.linhauni.com.br/contato).

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY