CONSELHO PARTICIPATIVO Eleições acontecem em 15/12, nas 32 subprefeituras

0
89

Com 2.121 candidatos inscritos em toda a cidade, as eleições para o biênio 2025-2027 dos Conselhos Participativos Municipais (CPMs) serão realizadas no próximo dia 15 de dezembro, das 9h às 17h, com votação presencial nas 32 subprefeituras da capital. O número de inscritos representa um aumento significativo em relação à eleição anterior, realizada em 2022, quando foram registradas 574 candidaturas.

Pela primeira vez, conselheiros que já cumpriram dois mandatos terão a oportunidade de buscar a reeleição consecutiva.

Os candidatos inscritos e cuja candidatura foi deferida concorrem a um total de 608 vagas, distribuídas pelos mais de 90 distritos da capital paulista. A região da Subprefeitura Lapa terá um total de 67 vagas., distribuídas da seguinte forma: 20 para o distrito de Perdizes, 20 para a Lapa, 12 para a Vila Leopoldina, sete para o Jaguaré, cinco para o distrito da Barra Funda e três para a Jaguara. Em cada distrito da região, os cinco candidatos mais votados assumem como conselheiros. Os eleitores poderão votar em até três candidatos.

As eleições do Conselho Participativo representam uma oportunidade para os cidadãos assumirem um papel ativo nas decisões que impactam suas comunidades. O Conselho permite que os moradores ajudem a fiscalizar ações municipais, influenciem políticas públicas e contribuam para o desenvolvimento de suas regiões.
Criado em 2013, o Conselho é um órgão autônomo e consultivo, composto exclusivamente por membros da sociedade civil, eleitos para representar suas comunidades. Cada um dos 32 conselhos funciona em subprefeituras específicas, com a responsabilidade de monitorar as ações públicas e apresentar demandas e prioridades da região. Os conselheiros eleitos atuam sem remuneração. Cada um deles participa de visitas ao território e realiza reuniões mensais na sede de sua subprefeitura, quando recebe e organiza as demandas da população.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY