Rede ‘Muralha Paulista’ chega à região do 4º BPM-M

0
85

Foto: Divulgação

Divulgação
Projeto foi apresentado em reunião na APAS

O sistema Muralha Paulista, uma rede de segurança articulada pelo Governo de São Paulo que interliga câmeras e radares em diferentes cidades, será implantada na região da Lapa, Leopoldina e Perdizes. Uma equipe do 4º BPM-M, responsável pela área, esteve na terça-feira, 7, na sede da Associação Paulista de Supermercados (APAS) para apresentar o sistema, que tem como foco a ampliação tecnológica na área da segurança pública visando fortalecer o combate ao crime organizado desarticulando a cadeia logística das quadrilhas que atuam no tráfico de drogas e de armas.

“A rede Muralha Paulista está implantada em várias regiões do estado de São Paulo de forma isolada, mas o nosso batalhão será o primeiro a incorporar essa tecnologia de forma integrada, abrangendo toda da região, o que, sem dúvida, tornará os nossos bairros mais seguros”, comemora do presidente do Conselho de Segurança (Conseg) Leopoldina, Roberto Bortoni, que participou do encontro junto com integrantes dos Consegs Lapa e Perdizes.

No ano passado, a rede ajudou a deter 19,3 mil infratores no estado. O monitoramento das rodovias estaduais também favoreceu a apreensão de drogas, que ao longo de 2023 chegou a 250 toneladas, aumento de 12% em comparação com 2022. O número de armas ilegais retiradas de circulação com avisos emitidos através do programa chegou a 88 até novembro de 2023.

O projeto foi estabelecido para interligar as informações das câmeras de todo o território estadual às forças de segurança, com monitoramento de rodovias e cidades, além da integração com o sistema Córtex, software de inteligência que reúne várias bases de dados do país com análise de informações a partir do CPF, num acordo celebrado em 2023. O sistema ainda permite a consulta sobre pessoas desaparecidas, registros de óbitos, veículos furtados ou roubados e pesquisa de procurados da Justiça na base nacional de mandados de prisão.

 

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY