“O Fazedor de Teatro” está em cartaz no Cacilda Becker

0
71

Montada originalmente em 2022, em comemoração aos 30 anos de trajetória da Cia. Razões Inversas, a peça “O Fazedor de Teatro” ganha nova apresentação gratuita no Teatro Cacilda Becker, de 14 a 17 de março (de quinta a sábado, às 21h, e no domingo, às 19h). O projeto foi contemplado pela 17ª Edição do Prêmio Zé Renato – Secretaria Municipal de Cultural. Pelo trabalho, o ator Paulo Marcello recebeu indicações aos prêmios Shell e APCA.

Escrito pelo austríaco Thomas Bernhard (1931-1989), em 1984, “O Fazedor de Teatro” tem no próprio teatro o paradigma do absurdo da existência humana. Um teatro – leia-se a vida – que falha não só perante as condições exteriores de um mundo adverso, mas também perante os fantasmas, a prepotência e as fraquezas dos protagonistas e da própria sociedade. Assim, temos o teatro como o microcosmo da sociedade.

Na trama, Bruscon está em viagem com a peça A Roda da História, que ele escreveu, dirigiu e protagoniza. A trupe, formada pela esposa e os dois filhos desse “grande” ator do teatro nacional alemão, chega a um pequeno vilarejo da Áustria, chamado Utzbach, para se apresentar em um salão de baile de uma estalagem decadente.

O calor, a sujeira, a falta de recursos, além do cheiro insuportável de chiqueiro e da fábrica de chouriço, completam a cena de desolação frente ao pequeno vilarejo com seus 280 habitantes embrutecidos. Para piorar a situação, os artistas precisam da autorização do chefe dos bombeiros para que a luz de emergência fique apagada durante cinco minutos, condição essencial para a perfeita realização do espetáculo.

O Teatro Cacilda Becker fica na Rua Tito, 295 – Lapa.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY