Sorocabana será reaberto com maternidade

0
134

Foto: Divulgação

Divulgação
Zamarco (no alto à direita) garantiu um Sorocabana moderno com obras a partir de 2024

A notícia vem do Conselho Municipal de Saúde (CMS): a reconstrução do Hospital Sorocabana prevê uma ala neonatal onde poderão ser realizados até 300 partos por mês. “O novo hospital terá 30 leitos para maternidade. No total, os leitos para a população serão 265, com 28 disponibilizados para o Pronto-Socorro”, afirma Rubens Alves Pinheiro Filho, representante da Zona Oeste no CMS. “Sorocabana com maternidade sempre foi bandeira de luta do Conselho Municipal de Saúde, atendendo às reivindicações da população, sobretudo dos moradores da Lapa”, acrescenta o conselheiro, que recebeu as informações diretamente do secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Zamarco, em reunião na quarta-feira, 29.

As obras do Sorocabana deverão começar no primeiro semestre de 2024. “Já existe uma licitação em andamento. Na verdade, são três etapas num único edital de contratação, elaboração do projeto básico e executivo da obra e a obra em si. A empresa vencedora realizará as três etapas”, explica o conselheiro.

Para garantir os 265 leitos e a maternidade, será preciso ocupar os espaços do antigo prédio onde hoje funcionam a AMA 24 horas e o Hospital Dia (HD). “A Secretaria Municipal de Saúde diz que a demanda da AMA será atendida na futura UPA Lapa, em construção no terreno do PS Lapa, e que o HD será transferido para outro local”, afirma Rubens Pinheiro.

O modelo construtivo prevê sistema de energia com placas fotovoltaicas garantindo iluminação em áreas de acesso comum, além de um gerador dando total segurança em caso de queda de energia na rede da Enel. Haverá também a instalação de sistema de água de reuso.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY