Mais de 130 pessoas participaram, no sábado, 11, de mais um encontro preparatório para a 21ª Conferencia Municipal de Saúde, que será realizada entre os dias 28 e 30 abril. Desta vez, coube à Supervisão de Saúde Lapa-Pinheiros organizar o debate entre usuários, trabalhadores e gestores de equipamentos públicos da região, como o Pronto Socorro da Lapa, a Rede Hora Certa, UBSs dos distritos da Subprefeitura Lapa, entre outros. Desde janeiro, a cidade vem debatendo saúde pública em pré-confrências. Esse primeiro ciclo foi encerrado com o encontro da Supervisão Lapa-Pinheiros.
Foi uma jornada extensa, na qual o Sistema Único de Saúde (SUS) era o centro de análise e de propostas de reformulação. Todas as entidades, sem exceção, reconheceram e sustentaram a importância do SUS, como destaca Pedro Alem Santinho, membro do Conselho Gestor da Supervisão de Saúde Lapa-Pinheiros. “O diálogo que permeou essa nossa Pré-Conferência permitiu a unificação de pautas em defesa de um SUS com caráter universal, que sai fortalecido desse encontro. Iremos com mais força para os debates da etapa municipal”, diz.
No encontro preparatório do dia 11, uma votação democrática elegeu 20 delegados que representarão Pinheiros e Lapa na Conferência de abril. Reunidos em salas temáticas respeitando os eixos programáticos dos ciclos das conferências (municipal, estadual e nacional), os participantes da etapa regional levantaram propostas em vários campos, desde o controle da terceirização da gestão, hoje nas mãos de Organizações Sociais de Saúde (OSS) – no caso das regiões Lapa e Pinheiros a gestora é a Associação Saúde da Família – até a reestruturação e ampliação do atendimento SUS . Essas demandas serão levadas e debatidas na Conferência Municipal.