Encontro fortalece ativismo nas praças

0
129

Foto: Divulgação

Divulgação
Reunião definiu parcerias e estratégias para áreas verdes

Zeladoria verde e limpeza de ruas e calçadas; sintonia entre crescimento urbano e políticas ambientais; participação comunitária e inclusão social. Com esses temas o Conselho Regional do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz da Subprefeitura Lapa (Cades) organizou, na terça-feira, 7, reunião com os movimentos de defesa das praças locais.

No território da Sub Lapa existem 254 praças, 80 delas localizadas no Distrito Lapa e outras 58 no Distrito Perdizes. A Leopoldina aparece em terceiro lugar com 41, seguida pelo Jaguaré com 32 e Vila Jaguara com 24. Em sexto e último lugar aparece o Distrito da Barra Funda, com apenas 19 praças.

No encontro que ocorreu no auditório da subprefeitura, cerca de 20 praças estavam representadas. Foi um momento de diálogo entre ativistas, frequentadores das praças,  conselheiros do Cades e o subprefeito, coronel Marcus Vinicius Valério. Demandas e compromissos foram colocados em debate, precedidos por explicações didáticas sobre o regramento dos Comitês de Usuários de Praças, instrumento legal de participação social, e por relato das logísticas da subprefeitura nas ações de zeladoria.

Conselheira do Cades Lapa, Jupira Cauhy destacou que o caráter e funções dos Comitês de Praças foram definidos na lei 16212/2105. “O Comitê de Usuários é formado por iniciativa dos munícipes interessados em contribuir voluntariamente na gestão da praça, sendo constituído por, no mínimo, quatro moradores do entorno e usuários em geral”, explicou a conselheira, apontando para o artigo 9º da lei.

A formação dos comitês não é obrigatória, mas uma vez constituídos eles precisam formalizar a sua existência a partir de cadastro na Unidade de Áreas Verdes da subprefeitura. “Somos parceiros nesta iniciativa. Contem conosco aqui na subprefeitura. Nossa proposta é de diálogo e de participação conjunta”, afirmou o subprefeito. “Vamos ouvir e avaliar as propostas, deliberar sobre elas e comunicar aos interessados essa deliberação”, concluiu Valério.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY