A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) e da SPObras, está trabalhando simultaneamente em 28 obras de recuperação e manutenção de pontes e viadutos da capital. Com um investimento de R$ 260,8 milhões, a iniciativa faz parte do Programa de Recuperação de Pontes e Viadutos da cidade de São Paulo e a previsão é que todos os trabalhos sejam concluídos até julho de 2023.
Aqui na região da Lapa, Lepoldina, Perdizes e Pompeia, além do Viaduto Comendador Elias Nagib Breim (Viaduto da Lapa), que desde setembro de 2022 passa por obras de reforço e recuperação estrutural, a Ponte Júlio de Mesquita Neto entrou no programa. A prefeitura está realizando no local trabalhos de manutenção preventiva, que consistem na substituição das juntas de dilatação.
Segundo a prefeitura, a medida visa preservar a vida útil das estruturas e garantir a segurança da população. As equipes realizam periodicamente inspeções visuais nessas estruturas, fornecendo uma análise prévia das suas condições. A depender dessa avaliação, ou em intervalos de cinco a oito anos, são contratadas empresas para realizar a inspeção especial da estrutura.
O laudo decorrente da inspeção contém informações técnicas sobre a condição das unidades e recomendações das ações a serem implementadas para garantia de sua segurança. Com base nesses laudos são definidas as intervenções necessárias e a priorização do processo de contratação de obras de recuperação.