Entidades solicitam audiência de conciliação sobre ponte

0
290

A última notícia que se tem sobre a Ponte Pirituba-Lapa é a de que é necessário aguardar um parecer da Justiça para dar prosseguimento às obras, iniciadas em 2019 e paralisadas em 2020 após a anulação da licença ambiental. Em julho deste ano, as associações de moradores Amocity, Associação Viva Leopoldina (AVL) e Assampalba comemoraram a inclusão de alças de acesso à Marginal Tietê no projeto da ponte, que foi uma demanda da região em todas as audiências públicas realizadas, de forma a melhorar a fluidez do trânsito. A ponte faz parte do programa de intervenções previstas no âmbito da Operação Urbana Consorciada Água Branca (OUCAB) e a previsão é que a obra seja realizada em 39 meses a partir do momento que for liberada judicialmente.

No final de setembro, as três entidades foram deferidas como “Amicus curiae” no processo da ponte, ou seja, foram designadas ao papel de fornecer subsídios às decisões do órgão julgador, já que acompanham a questão há muitos anos. A Amocity, AVL e Assampalba defendem que a obra avance, nos moldes que foram apresentados em julho deste ano durante uma reunião com o secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras Marcos Monteiro, com a diretora de Obras Adriana Biazzi e o vereador Eliseu Gabriel. As associações reforçam ainda que se cumpra o prazo máximo da obra em 39 meses, que ela seja realizada em uma única fase para a complementação total do complexo viário, englobando inclusive o túnel abaixo da passagem da linha de trem ao final da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães e do viário até o Terminal Lapa, além da inserção de duas alças no lado da Lapa. No último dia 14 de dezembro, as entidades solicitaram a realização de uma “audiência de conciliação” com representantes do Ministério Público e demais interessados. Jairo Glikson, advogado que representa as entidades, acredita que a audiência poderá ocorrer nos primeiros meses de 2023.

Já na audiência pública realizada na Câmara Municipal no dia 23 de novembro, para debater o orçamento de 2023 das Subprefeituras e Infraestrutura Urbana, o secretário Marcos Monteiro falou que o investimento previsto para o viário será o quarto maior da pasta, com cerca de R$ 304 milhões. Entre as obras mais importantes destacadas pelo secretário esteve a da Ponte Pirituba-Lapa. “Nós passamos informações para o perito nomeado pelo juiz e estamos na expectativa de uma breve retomada da Ponte Pirituba-Lapa”, disse Marcos Monteiro.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY