Ecopontos da região recebem cerca de 8 mil toneladas de resíduos

0
88

Cerca de 8 mil toneladas de resíduos foram recebidas de janeiro a setembro deste ano apenas nos três ecopontos da região da Subprefeitura da Lapa. O volume é idêntico ao coletado pelos serviços de varrição na capital paulista todos os dias.

Na cidade, há 120 ecopontos criados pela Prefeitura de São Paulo que garantem destinação ambientalmente correta de resíduos, evitando o entupimento de bueiros e a proliferação de insetos, roedores e doenças, além de melhorar a circulação de pessoas e veículos e incentivar o comércio. Do total de ecopontos, 25 foram inaugurados pela atual gestão.

Os ecopontos recebem um metro cúbico, correspondente a uma caixa de água de mil litros, por munícipe por dia. Os resíduos aceitos são móveis, recicláveis e restos de madeira e entulho. Um dos resíduos que começou a ser recebido recentemente e está em fase de testes é o gesso, já aceito em 36 ecopontos da cidade.

Na região atendida pela Ecoss Ambiental (que também inclui as subprefeituras de Pinheiros, Perus, Butantã e Pirituba-Jaraguá), as unidades que passaram a receber o material foram os ecopontos Berrini, Cônego José Salomon e Vigário de Godói.
O gesso, recolhido diretamente no local pela empresa Multiplus, é tratado e reinserido no mercado para aplicações industriais, civis e agrícolas. “Temos um compromisso de gestão com a questão do meio ambiente”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes durante a inauguração de um ecoponto na cidade.

Recicláveis

Do total de toneladas de resíduos recebidos na região da Subprefeitura da Lapa, 61% eram entulho, 37,7% materiais diversos (como colchões e móveis velhos, considerados inservíveis) e 1,3% de recicláveis (em volume, os recicláveis representam quase 5,6% do total). Estes últimos são enviados para o Centro de Reciclagem da Ponte Pequena, onde são segregados por cerca de 20 cooperativas e comercializados, beneficiando centenas de famílias.

Como usar

Diferentemente do que pensam alguns munícipes, não é preciso agendamento para utilizar o serviço gratuito dos ecopontos. São aceitos móveis velhos, recicláveis e restos de poda e entulho. Chegando ao local, é realizado um cadastro do munícipe e é indicado a caixa onde os resíduos devem ser descartados.

É importante que os paulistanos utilizem o serviço, reduzindo a quantidade de resíduos depositados nas ruas da cidade. A disposição de resíduos nas vias públicas é crime ambiental, passível de multa de R$ 19.203,00.

Serviço

O horário de atendimento dos ecopontos é de segunda a sábado, das 6 horas às 22 horas, e aos domingos e feriados, das 6 horas às 18 horas. Para conhecer os endereços, acesse ecossambiental.com.br/pesquisa-de-servicos/.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY