Caleidos estreia espetáculo sobre as relações no universo digital

0
282

A Caleidos Cia. de Dança estreou o espetáculo “Big Data”, que trata das redes de relações produzidas em ambientes de vigilância digital que exacerbam a “ditadura” do eu e a violência sistêmica. As apresentações são gratuitas e acontecerão na sede da companhia na Lapa, na Rua Mota Pais, 213.

A apresentação é um mergulho de dança contemporânea no universo das interações digitais para discutir a “Sociedade do Cansaço” descrita pelo filósofo Byung-Chul Han. Por meio de jogos de dança que se constroem no encontro com o público, cada cena pode ser lida como um algoritmo, um conjunto das regras e procedimentos lógicos perfeitamente definidos que resultam em uma ação de resposta a um problema em um número finito de etapas. “Nesse espetáculo, propomos discutir as relações humanas e o corpo vivo, afetivo, relacional e biofísico numa sociedade que produz e se produz na lógica do universo digital, na hiperprodução de informação e no sequestro dessa informação pelo capital”, diz Isabel Marques, diretora da Caleidos.
Big Data é um termo da Tecnologia da Informação que nomeia os grandes conjuntos de dados que são produzidos, processados, analisados e armazenados nas interações digitais. O conceito do Big Data se iniciou com 3 Vs que determinam a possibilidade de utilização da informação: velocidade, volume e variedade. O conjunto gigantesco de informações criadas no universo digital permite tomadas de decisões a respeito de mercados globais e de políticas públicas locais. O custo de produção dessas informações é baixo, afinal nós as fornecemos por meio de todas as nossas interações digitais, ao ligar um celular ou ser filmado por uma câmera de segurança, do saque bancário às postagens nas redes sociais, do uso de serviços digitais às buscas no Google. O acesso e controle sobre essas informações é de alto custo e restrito ao Grande Capital e aos Estados. A presença do Big Data promove uma sensação de vigilância e despersonalização, enquanto as redes sociais produzem a ideia de exclusividade e a falsa sensação de controle.

A apresentação acontece às 19h no domingo (27). Está prevista uma sessão extra no dia 3 de dezembro. Os ingressos devem ser retirados com meia hora de antecedência.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY