Lapa celebra aniversário de 432 anos na Rua Doze de Outubro

0
347

Apesar do aniversário coincidir com o feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças, na quarta-feira (12), será neste sábado (15) que a Lapa vai ter uma festa em sua homenagem, no tradicional centro comercial. Na edição 1034 foi publicado que a ação de saúde organizada pela Coordenadoria Regional de Saúde Oeste em parceria com os clubes Rotary Lapa e Alto da Lapa, aconteceria na própria quarta-feira, mas a informação estava incorreta. O mutirão de serviços também será neste sábado.

A programação entre as ruas Doze de Outubro e Doutor Cincinato Pomponet acontece entre 9h e 18h, incluindo uma apresentação da Banda da Polícia Militar (9h) e da Corporação Operária da Lapa (15h20), teatro de bonecos, brincadeiras para crianças, acrobacias e malabares circenses, serviços de orientação para empreendedores, troca de figurinhas da Copa organizada pelo Shopping West Plaza, sorteio de cortes de cabelo, esmaltação e barbeiro, orientação sobre compostagem pela Ecoss Ambiental, orientações sobre odontologia, fisioterapia, vacinação contra tétano, influenza, sarampo, pólio, caxumba e rubéola, vacinação contra raiva para pets, e testes de hepatite, glicemia e aferição de pressão pelos clubes Rotary Lapa e Alto da Lapa.

A história da Lapa começa em 1581, quando os jesuítas receberam terras junto ao Rio Emboaçava, atualmente conhecido como Rio Pinheiros. Entre os imóveis da então denominada paragem do Emboaçava, destacou-se a “Fazendinha da Lapa”. Em 1743 os jesuítas deixaram a região e em 1765, toda a paragem continha apenas cinco casas com 31 habitantes. A região começou a receber imigrantes que vieram trabalhar na estada de ferro Santos-Jundiaí, inaugurada em 1867. Com a ferrovia surgiram as primeiras indústrias da região, como a Vidraria Santa Marina e o Frigorífico Armour. Com a chegada dos bondes que saíam do Centro da cidade até a Rua Guaicurus o comércio começou a se desenvolver na região. Em 1908 foi fundada a Cooperativa dos Operários da Ferrovia na Rua Doze Outubro. A partir de 1943, com a inauguração da rodovia Anhanguera, o bairro passou por grandes transformações. Em 1954 foi criado o Mercado Municipal da Lapa e em 1966 o Ceasa – atual Ceagesp, na Vila Leopoldina. Em 1968 foi inaugurado na Rua Catão o segundo shopping da cidade, o Shopping Center Lapa.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY