Alunos ganham sessão gratuita de cinema

0
381

Os estudantes da Escola Estadual Alexandre Von Humboldt foram contemplados com uma sessão de cinema do projeto Cinesolar, primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil. O equipamento fica dentro de uma van com placas que utilizam um sistema conversor de energia solar para elétrica. O veículo também leva as cadeiras para o público, sistema de som e projeção, telão e uma cabine de DJ.

O objetivo do projeto é promover a arte e sustentabilidade, levando a sétima arte a comunidades afastadas e com acesso restrito à cultura. Além das sessões de cinema, também são realizadas atividades como a “Oficinema Solar”, uma oficina de vídeo para crianças e jovens sobre sustentabilidade. Como resultado, um filme é produzido com os participantes e exibido durante a sessão de cinema para a comunidade local. “As oficinas são atividades complementares, com uma linguagem muito simples que dialoga de forma lúdica com os jovens e as crianças da região, colocando o público ainda mais em contato com os temas de sustentabilidade e energia renovável, além de arte e cultura”, explica Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do Cinesolar.

A oficina e sessão de cinema na escola da Vila Anastácio aconteceu nos dias 4 e 5 de abril, com a exibição de curtas-metragens brasileiros. O Cinesolar é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Votorantim e apoio da Etec Professor Basilides de Godoy, CEU Parque Anhanguera e Escola Estadual Alexandre Von Humboldt. É realizado pela Brazucah Produções e Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo.

Ao todo, o Cinesolar já realizou cerca de mil sessões com exibição de mais de 150 filmes, entre curtas-metragens (de temática socioambiental) e longas, em 440 cidades do país, percorrendo mais de 200 mil km e chegando a 185 mil pessoas. Além disso, foram ministradas mais de 300 oficinemas, que proporcionam acesso às técnicas básicas e aos elementos que compõem a linguagem cinematográfica.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY