Usuários realizam mobilização em defesa de parques

0
312

Com a consulta pública sobre a concessão dos parques da Água Branca, Villa-Lobos e Cândido Portinari disponível até o dia 20 de outubro, usuários e moradores organizam neste final de semana duas reuniões em defesa da preservação das características das áreas verdes. No sábado (16) o encontro acontece no Parque da Água Branca a partir das 11h no café orgânico. Às 14h será realizado um “abraço” no parque, sendo o ponto de encontro a arena. No domingo (17) será a vez dos parques Villa-Lobos e Cândido Portinari, com concentração no portão de entrada principal, às 11h.

Na quarta-feira (13) foi realizada a reunião do conselho gestor do Parque da Água Branca, com a presença de representantes da SIMA (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente). Muitas críticas foram feitas por usuários do parque em relação ao processo de concessão, principalmente sobre o prazo de vigência de 30 anos, considerado muito longo. Foi cobrada a elaboração de um caderno de obrigações para os concessionários de forma a proteger os animais, o manejo das espécies vegetais e a preservação das nascentes.

Também foi citado que o processo de concessão não foi elaborado com ampla participação popular e que o prazo da consulta pública é muito curto para a análise das cerca de 600 páginas de documentos da concessão.

Outra preocupação é sobre como a concessionária irá explorar comercialmente o parque e se haveria conflito com as características presentes hoje, por exemplo, se forem abertos estabelecimentos de alimentação com a presença de animais livres.

Na reunião da Comissão de Meio Ambiente da ALESP, realizada na quinta-feira (14), foi aprovado o requerimento CMADS nº 10/2021 de autoria da deputada Márcia Lia, que pede a realização de audiências públicas virtuais, em caráter de urgência, para discutir o processo de concessão do Parque da Água Branca, Villa-Lobos e Cândido Portinari, com a presença da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente. As datas ainda serão definidas.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY