Secretário fala sobre Metrô e projetos para estações

0
2492

Foto: Consuelo Fernandez

Consuelo Fernandez
Clodoaldo Pelissioni no “À Mesa com Empresários”

O secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni participou da edição do À Mesa com Empresários, com sua equipe de técnicos e diretores na segunda-feira, 13, no Espaço Armazém. O encontro é uma iniciativa da Página Editora e Jornal da Gente em parceria com o Buffet Morenos e Espaço Armazém e apoio do Ciesp Oeste, Instituto Anastassiadis e Centro Universitário São Camilo. Além do secretário, o evento contou com a presença do presidente da CPTM, Paulo Magalhães Bento Gonçalves, do diretor de Planejamento da CPTM, Silvestre Eduardo Rocha Ribeiro, do coordenador da Comissão de Monitoramento de Concessões e Permissões, Celso Caldeira, e o gestor de implementação da Linha 6 Laranja do Metrô, Thierry Besse além dos deputados estaduais Marcos Zerbini e Celino Cardoso entre as autoridades.

Cerca de 100 empresários e lideranças participaram do encontro sobre a construção da Linha 6 de Metrô e melhorias nas estações da CPTM. “Enfrentamos um grande desafio, vivemos na terceira maior metrópole do mundo, que perde só para Mumbai na China e Tókio no Japão. Um dos nossos grandes desafios é a mobilidade. No Estado de São Paulo temos hoje uma rede metroferroviária com 340 km, 80 de Metrô, 260 de CPTM, interligados”, disse Pelissioni.

O secretário lembrou que a Linha 6 Laranja do Metrô (em obras) é a maior Parceria-Público Privada (PPP) de trens e Metrô da América Latina, com R$ 10 bilhões de investimento, 15 estações, sendo 5 na região da Subprefeitura Lapa (Santa Marina, Água Branca, Sesc Pompeia, Perdizes e PUC-Cardoso de Almeida). “Temos um grande desafio de fiscalizar para que as obras ocorram dentro dos prazos e que em 2020 a gente possa ter o Metrô servindo a região”, declarou Pelissioni, acrescentando que a secretaria tem projetos de melhorias para as estações da região como a unificação das duas estações da Lapa e Água Branca e melhoria na estação da Leopoldina. Segundo ele, o projeto da Estação Imperatriz Leopoldina está em andamento para melhorar as condições de acessibilidade a estação. “Temos um convênio assinado, pelos menos uma publicação, para distração do PAC do Governo Federal e nós vamos atrás desses recursos para poder fazer essa reforma. Imaginamos que até o ano que vem possamos ter o projeto concluído”, afirmou o secretário. “Já a unificação das estações da Lapa será uma grande obra. O grande anseio da comunidade é ligar as duas estações que estão distantes, duas linhas (7 e 8) e então temos que fazer uma estação nova. É um projeto para mais de R$ 100 milhões de reais”, revela Pelissioni. “Primeiro, precisamos concluir o projeto, definir as áreas a serem desapropriadas para que a gente possa concorrer ao financiamento e definitivamente licitar as obras”, explicou.

Toca da Onça

Questionado pelo conselheiro do Cades Lapa, José Trindade Celis sobre a passagem subterrânea “Toca da Onça” e a possibilidade de construção de uma passarela sobre a linha da CPTM, o secretário de Transportes Clodoaldo Pelissioni falou sobre o problema. “As linhas da CPTM cruzam a Cidade de Leste e ainda temos o Metrô, então temos diversos problemas de acesso por que as pessoas precisam transitar de um lado a outro das linhas do trem. Temos uma passagem inferior e a outra sugestão é de passarela. Passarelas nós precisamos ter áreas para alocar os acessos além de escadas e hoje temos a necessidades de rampas por conta da Lei de Acessibilidade. Eu pedi para CPTM estudar outra alternativa se envolver custos e apresentar para a comunidade para ver se eventualmente a Prefeitura quer participar e se temos áreas disponíveis para uma solução conjunta para a questão”, afirmou o secretário.

Deputados Celino e Zerbini prestigiam encontro

Consuelo Fernandez
Deputado Celino fala da luta para conseguir a Linha e na região

Na abertura do À Mesa com Empresários o deputado Celino Cardoso lembrou a luta para que o projeto da Linha 6 do Metrô – que vai ligar a Vila Brasilândia a Estação São Joaquim (passando pela área da Subprefeitura Lapa) – , chegasse a região. “É importante trazer os agentes públicos para se inteirar com a comunidade, principalmente, num momento que se tem uma obra tão importante como essa (da Linha 6)”, afirmou Celino. “Essa luta começou antes de me eleger deputado e olha que estou no meu sexto mandato. Outras pessoas já lutavam antes de me eleger. Junto com Mário Cova, a gente reiniciou essa luta, mas eu queria dizer que o start dessa Linha 6 do Metrô aconteceu no governo José Serra, quando ele deixou a prefeitura para Gilberto Kassab e se elegeu

Deputado Zerbini destaca a importância do evento
Deputado Zerbini destaca a importância do evento

governador do Estado”, lembrou Celino . “É um ganho coletivo, não é mérito pessoal de nenhum político. Isso é o resultado de um esforço conjunto de muita gente que lutou por isso e graças a sensibilidade do nosso governador que entende que essa linha vai melhorar a vida de milhões e milhões de pessoas”, afirmou o deputado Celino.

Para o deputado estadual Marcos Zerbini, o evento foi importante por tornar transparente o que acontece na região. “Acho que o desafio com os novos governos é fazer cada vez mais essa relação (como esse evento) com a sociedade organizada e com as pessoas que serão beneficiadas pelos serviços. É um grande momento e um grande evento muito importante para todos”.

 

Veja vídeo:

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY