Veja o desempenho das|escolas da região

0
1302

Foto:

Dragões da Real, campeã do grupo de acesso

Com o enredo “A Música Venceu” a escola de samba Vai-Vai foi campeã do carnaval de São Paulo, ganhando grande destaque em toda a mídia. Agora o Portal Tudoeste fala um pouco mais sobre as escolas da Zona Oeste que se destacaram neste ano.

Mancha Verde

E para começar vamos falar da Mancha Verde, que conquistou o quarto lugar, mesma colocação de 2010. Com um enredo sobre os gênios da humanidade, a escola iluminou o Anhembi abusando de lâmpadas, foram gastos R$ 70 mil com materiais de iluminação importados da China. A escola da barra funda usou cerca de cem lâmpadas de LED nos chapéus dos integrantes da bateria, que representavam o movimento dos átomos. A agremiação dos torcedores do Palmeiras também homenageou Albert Einstein, Santos Dumont e Leonardo da Vinci.

Águia de Ouro

Quem também se deu bem foi a Águia de Ouro. A escola da Pompeia tinha ficado com 11ª colocação em 2010 e neste ano conquistou o sexto lugar. Com um enredo sobre o Fogo, a Águia chamou atenção logo de cara com seu carro abre-alas com 34 telas de LED. Outro destaque foi o primeiro carro com sons de diversos animais como dinossauros, mamutes e rinocerontes. Apostando em um desfile mais técnico e com medo de uma possível rejeição dos jurados a uma inovação mais pesada, a escola cancelou as vésperas de entrar na avenida a apresentação de um integrante que colocaria fogo no próprio corpo.

Rosas de Ouro

Quem não se saiu tão bem foi a Rosas de Ouro. A escola que fica na ponte da Freguesia do Ó e foi campeã do carnaval de 2010 teve que se contentar com a oitava colocação neste ano. Após o resultado a lapeana Angelina Basílio, presidente da agremiação, culpou as fortes chuvas e a falta de uma boa estrutura para realizar o carnaval paulistano como fatores determinantes para a queda. A principal reivindicação é a construção da Cidade do Samba, prometida pela gestão do prefeito Gilberto Kassab. Com um enredo sobre a sorte, a escola empolgou o Anhembi ao soltar serpentina e distribuir biscoitos da sorte para o público, mas a escola atrasou durante o desfile e obrigou a bateria a correr no final para cumprir o tempo de 65 minutos.

Tom Maior e Pérola Negra

A Tom Maior e a Pérola Negra, duas escolas muito queridas pela comunidade da Vila Madalena não se saíram tão bem no desfile, repetindo o fraco desempenho de 2010. Mesmo assim as duas agremiações conseguiram pontos suficientes para continuar desfilando no grupo especial em 2012.

A Tom Maior fez um desfile alegre, com um samba fácil de cantar, contando a história de São Bernardo do Campo. Os destaques foram às alas coreografadas e uma máquina que soltava bolhas de sabão no Anhembi. O que acabou decepcionando o público foi a falta do ex-presidente Lula, que seria um dos destaques do último carro. A escola ficou em nono lugar na classificação geral.

Já a Pérola Negra trouxe uma mensagem de paz entre as religiões com um enredo baseado na fé do profeta Abraão. O último carro lembrou o islamismo, o judaísmo e o cristianismo. As enchentes foram o grande problema da escola, que teve seu barracão, que fica na Vila Leopoldina, alagado três vezes desde dezembro. A última cheia ocorreu cinco dias antes do desfile, destruindo diversas alegorias. Mesmo assim a agremiação conquistou o 11º lugar.

Grupo de Acesso

No grupo de acesso, duas escolas ligadas a Zona Oeste foram as campeãs e desfilarão no grupo especial em 2012. O primeiro lugar ficou com a Dragões da Real, da Vila Anastácio e a segunda colocação foi para a Camisa Verde e Branco, que nasceu na Barra Funda.

A Dragões da Real, escola ligada a torcida organizada do São Paulo Futebol Clube, foi a última a desfilar, mas cativou os jurados com um desfile sobre contos infantis. A agremiação teve que vencer o mau tempo na hora do desfile para conquistar o título do grupo de acesso e o direito de desfilar pela primeira vez no grupo especial do carnaval de São Paulo, que contará pela primeira vez com três escolas de samba oriundas de times de futebol: Dragões, Mancha e Gaviões da Fiel.

Já a Camisa Verde e Branco retorna para o grupo especial após ficar três anos no grupo de acesso. A escola fundada em 1953 ficou com o segundo lugar ao transformar o sambódromo do Anhembi na Avenida Paulista. O público entrou no clima do desfile graças a fantasias impecáveis que incluíam até roupas de época para homenagear a mais paulista das avenidas.

Desfile das Campeãs

O Desfile das Campeãs ocorre nesta sexta-feira (11) a partir das 21h45 no Anhembi. A Polícia Militar de São Paulo anunciou que irá realizar uma operação especial para o Anhembi com mil e duzentos policiais.

Vão se apresentar as duas campeãs do grupo de acesso e as cinco primeiras colocadas do grupo especial. Para evitar o confronto das torcidas das escolas de samba originadas a partir de times de futebol, a ordem dos desfiles foi alterada. A Dragões da Real que seria a segunda a desfilar será a primeira, deixando a Camisa Verde e Branco entre ela e a Gaviões da Fiel, que será a terceira a pisar na avenida.

A Policia Militar também mudou a ordem do desfile da Mancha Verde. A escola que seria a quarta a pisar na avenida, agora será a quinta. Com isto ficou acertado que a Unidos de Vila Maria desfilará entre a Mancha e a Gaviões.

Os bairros onde ficam as quadras das três escolas e estações de trem e metrô que ficam nos arredores também ganharão reforço policial. Para completar, os torcedores do São Paulo, do Corinthians e do Palmeiras terão que sentar em áreas diferentes do sambódromo paulistano e não poderão usar camisetas dos respectivos times, apenas roupas ligadas as escolas de samba.

Outras escolas

A escola de samba Prova de Fogo, que foi fundada em Pirituba, já desfilou no grupo de acesso, e guarda suas alegorias na Vila Leopoldina também foi prejudicada pelas fortes chuvas que alagaram a avenida Mofarrej. Ela acabou no sexto lugar do grupo 1 com o enredo “Da Segregação à Inclusão Social, Prova de Fogo é Refavela neste Carnaval”.

As escolas Só Vou Se Você For e Valença Perus continuam no grupo 2 em 2012. E para completar as escolas de Samba da Zona Oeste que desfilam pela UESP, União das Escolas de Samba Paulistanas, a Império Lapeano se apresentou no último domingo, dia 6, na Avenida Alvinópolis, próximo do Metrô Vila Esperança. A escola continuará no grupo 3 em 2012. Neste ano o destaque foi a rainha da bateria Paulinha. A Império Lapeano também foi prejudicada pelas chuvas que atingiram o Viaduto Mofarrej, mas conseguiu apresentar um bom desfile com um enredo sobre os direitos das crianças chamado “No sorriso inocente, a certeza de um amanhã melhor. Sonhando, sorrindo e brincando, eu sou criança e o futuro eu posso mudar”.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY