Ação Lapa hoje,|35,6% dos infectados

0
1497

Foto:

A apresentação da Ação Lapa aconteceu na Faculdade Rio Branco


Esse é o nome do projeto que vai promover iniciativas de responsabilidade social envolvendo empresas, ONGs, instituições beneficentes, entidades religiosas, associações de bairros, escolas, universidades e poder público, com apoio do Jornal da Gente, da mesma editora do Guia Daqui Lapa-Leopoldina, envolvendo toda a região da subprefeitura da Lapa (Lapa, Vila Leopoldina, Perdizes, Barra Funda, Vila Jaguara e Jaguaré).
O objetivo da ação é envolver a comunidade e entidades que já desenvolvem trabalhos sociais num grande projeto de cidadania e inclusão social. “Espero que a ação desperte nas pessoas a vocação para a solidariedade, para serem melhores cidadãos”, diz Ubirajara de Oliveira, diretor da Página Editora, que disponibilizou o site, em parceria com as Faculdades Integradas Rio Branco, para fazer o registro e a divulgação dos projetos e também o levantamento de todos os projetos selecionados. Toda a ação será coordenada por representantes de entidades da região que já têm experiência em projetos similares. O site também tem como objetivo a adesão de voluntários e doadores.
O cadastramento das propostas vai até o dia 31 de agosto e pode ser feito pelo site. São duas opções básicas: entidades que já atuam com projetos sociais e entidades que ainda pretendem implantá-los – em ambos os casos é preciso descrever as ações envolvidas. A partir daí elas serão avaliadas e selecionadas por um conselho gestor, formado por representantes das entidades, associações e empresas locais, segundo critérios que ainda serão definidos. “Os projetos selecionados podem acontecer a qualquer momento, como no Dia das Crianças, no Natal”, reforça Ubirajara.
Porém, está programado para 17 de outubro o Dia da Ação Lapa, quando as entidades selecionadas (com base nos cadastros efetivados no site) levarão a campo algum tipo de ação específica. Nesse dia, a ação vai colocar em pontos distintos da região vários projetos para atendimento das necessidades de minorias excluídas (como moradores ou crianças de rua), proteção e preservação do meio ambiente ou ações educativas de cidadania.
De acordo com Eduardo Fiora, editor do Jornal da Gente, “nos 40,1 quilômetros quadrados da subprefeitura da Lapa não faltam problemas sociais e ambientais, como: moradores de rua, crianças abandonadas, violência doméstica, idosos ignorados, avanço das drogas e da pedofilia, lixo fora de lixeiras, lixo sem perspectiva de reciclagem e falta de saneamento básico. Essas são algumas das graves dimensões de um cenário carente de cidadania”.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY