Vida Alves, atriz e pioneira da TV brasileira, morre aos 88 anos

0
6703

Foto: Arquivo Página/Nikolas Antonzeczem

Arquivo Página/Nikolas Antonzeczem
Vida Alves foi uma das pioneiras da TV brasileira.

A atriz Vida Alves, de 88 anos, que protagonizou o primeiro beijo na TV brasileira, morreu nesta terça (3), por falência múltipla dos órgãos.

Vida Amélia Guedes Alves nasceu em Itanhandu, MG e começou no rádio e depois teve uma carreira na extinta TV Tupi, no teatro e no cinema. Além de atriz, escreveu e dirigiu novelas, apresentou programas de televisão e escreveu um livro.

Em 1951, contracenou com o ator Walter Forster o primeiro beijo da TV brasileira na telenovela “Sua Vida Me Pertence”, na TV Tupi. “Foi um beijo técnico e mesmo assim, causou uma grande polêmica na época”, contou ela em entrevista ao Guia Daqui.

Dois anos depois, também fez a primeira cena de beijo homossexual na TV. Fez a cena com a atriz Georgia Gomide no episódio “Calúnia” do programa TV de Vanguarda, na mesma TV Tupi.

Sempre ligada à história da TV no Brasil, criou em 1995 a Pró-TV, Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira e presidia o Museu da TV, com a finalidade de preservar a memória dos pioneiros da televisão brasileira. A sede do museu ocupava parte da sua casa na Rua Vargem do Cedro, no bairro do Sumaré.

Anualmente promovia o encontro dos pioneiros da TV que reunia nomes como Lima Duarte, Bonifácio de Oliveira (Boni), Juca de Oliveira e Eva Wilma entre outros fundadores e pioneiros da TV.

vida-alves-livro-capa-001

Em 2013 o escritor e dramaturgo Nelson Natalino escreveu a biografia autorizada da atriz: “Vida Alves; Sem Medo de Viver” (Imprensa Oficial). Em 2014 Vida lançou o livro “Televisão Brasileira: O Primeiro Beijo e Outras Curiosidades”, onde relatou as cenas dos beijos como também os primórdios da televisão brasileira e como eram produzidas as primeiras telenovelas.

O corpo de Vida Alves foi enterrado no Cemitério do Araçá, em São Paulo.

 

 

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY