Exposição abre programação de aniversário do Memorial

0
998

Mostra retrata a fauna e a flora da Colômbia, segundo o olhar do artista Pedro Ruiz, e abre programação de aniversário de 27 anos do Memorial da América Latina.

No dia do seu aniversário, 18 de março, o Memorial da América Latina inaugura a exposição “Ouro – Espírito e Natureza de um Território” do artista colombiano Pedro Ruiz. Um retrato da flora e da fauna do país vizinho, Colômbia, as 36 obras que compõem o acervo poderão ser visitadas até o dia 18 de maio no Espaço Gabriel García Márquez, anexo ao Pavilhão da Criatividade, na Praça da Sombra.

O artista, formado na Escola Nacional de Belas Artes de Paris, concebe sua obra como uma instalação em que harmoniza quadros, música, iluminação e até a pintura das paredes do espaço, em negro.

Assim, quando chega ao recinto, o espectador se verá em um ambiente escuro em que a luz estará dirigida pontualmente para a montagem da mostra, realçando a cor dourada de cada obra. São peças de tamanho pequeno (a maioria não chega a 50 cm de altura) que devem ser vistas com lupa para apreciar os detalhes. Nelas, Ruiz retrata a natureza, o povo, a música e a dança, tematizadas à luz da questão social vivenciada pelos migrantes colombianos que vêm perdendo seu território.

A exposição será aberta dia 18 de março e acontece até dia 18 de maio de 2016. De terça a domingo, das 9 às 18h, no Espaço Gabriel García Márquez do Memorial da América Latina (ao lado do Metrô Barra Funda). Livre e com entrada gratuita. Acesso pelos portões 8 e 9.

Memorial da América Latina

Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda

Telefone: 3823-4600

http://www.memorial.org.br/

 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA