Prédio da União Fraterna é incluído em roteiro da Jornada do Patrimônio

0
34

Às vésperas de completar seu centenário, que será comemorado em outubro, a Sociedade Beneficente União Fraterna terá o seu prédio, localizado na Rua Guaicurus, 27, na Água Branca, incluído no projeto Jornada do Patrimônio, iniciativa da Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa. No domingo, 17, a partir das 9 horas, o edifício, que é tombado pelo patrimônio histórico, poderá ser visitado de forma guiada. Durante a visita, os participantes serão convidados a experimentar uma vivência sensorial, explorando o local através da busca de conexões entre os sentidos e as lembranças, a relação entre aspectos tangíveis e intangíveis do patrimônio e a inclusão como parte fundamental das vivências pessoais.

O prédio é sede da entidade desde 1934. Possui um salas comerciais no andar térreo e um salão, usado para bailes e eventos, no andar superior, com uma rica arquitetura. A partir de 2013, com o início de uma parceria com o Instituto Anastassiadis, o prédio, que apresentava desgastes em suas estruturas externa e interna, começou a passar por um processo de restauro, cuja etapa final terá início agora, com o centenário.

O atual presidente da União Fraterna, Eudoxios Anastassiadis, explica que, de imediato, a grande preocupação foi regularizar a situação do imóvel perante os órgãos municipais “Depois começamos a traçar planos para a recuperação estrutural e modernização do edifício, como limpeza da fachada tomada por pichações, reforma da parte elétrica, instalação de ar condicionado no salão de baile, obras de acessibilidade e várias outras reformas, além de estabelecermos um perfil mais cultural para a entidade, a partir da aprovação de um novo estatuto no final de 2016”, ressalta Anastassiadis. “Um dos aspectos que mais valorizamos é o uso intensivo do nosso salão, resgatando sua vocação histórica para festas e bailes”, afirma ele.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY