Centro de Especialidades Odontológicas ganhará nova sede

0
17

As obras de construção da nova sede do Centro de Especialidades Odontológicas, que funcionará na Rua Roma, 446, na Vila Romana, começaram esta semana. Luta antiga dos moradores da Lapa, o equipamento, que faz parte do sistema SUS, funciona desde 2015, de forma provisória, em uma sala no Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza, no Sumaré.

“As instalações atuais são precárias e não atendem às necessidades dos usuários do centro odontológico”, diz a conselheira de Saúde Maria Bertolina de Moraes. “Por isso, lutamos para que o equipamento ganhasse uma nova sede”.

Antes de ser instalado no Sumaré, o CEO funcionou durante muitos anos nesse mesmo endereço da Rua Roma. Mas para que o centro odontológico volte a funcionar no local, a antiga casa, que estava em péssimas condições, precisou ser demolida. “Conseguimos que o governo estadual cedesse a casa para a Secretaria Municipal da Saúde, que vai arcar com a obra”, explica Maria Bertolina.

Segundo ela, o novo CEO, que deve ser inaugurado dentro de 18 meses, terá estrutura moderna e acessível, além de equipamentos de última geração. “Finalmente, a Lapa terá um equipamento para atendimento odontológico que atenderá a demanda dos moradores”, comemora a conselheira.

Cada Centro de Especialidades Odontológicas credenciado recebe recursos do Ministério da Saúde. A implantação dos CEOs funciona por meio de parceria entre estados, municípios e o Governo Federal, isto é, o Ministério da Saúde faz o repasse do incentivo financeiro e os estados e municípios contribuem com outra parcela.

O objetivo desses centros é dar continuidade ao trabalho realizado pela rede de Atenção Primária e, no caso dos municípios que estão na Estratégia Saúde da Família, pelas equipes de Saúde Bucal, oferecendo serviços mais complexos, como periodontia, endodontia, cirurgias, além do diagnóstico e detecção do câncer de boca.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY