Presente às homenagens pelo aniversário de 70 anos do Mercado da Lapa, na sexta-feira, 23, o secretário Municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, aproveitou a visita para anunciar o início das obras do Hospital Sorocabana, que deve acontecer no próximo dia 3/9. Zamarco também confirmou que a Saúde deverá entregar a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Lapa – que substitui o antigo pronto socorro localizado na Rua Queiróz Filho – no mês de novembro.
“Estamos fazendo uma verdadeira revolução na área da Saúde aqui na região da Lapa. Além dessas duas grandes obras, vamos entregar a UBS Cajú, no Jaguaré, e a nova sede da UBS da Vila Ipojuca. Tudo isso é um grande progresso para a população dessa área”, disse ele.
A reforma do Sorocabana, fechado desde 2010 devido a problemas de gestão, terá investimentos de mais de R$ 250 milhões. Quando reaberto, o hospital contará com 256 leitos e setor neonatal com capacidade de realizar 300 partos por mês. O projeto prevê modernidades como um sistema de energia com placas fotovoltaicas garantindo iluminação em áreas de acesso comum, além de um gerador dando total segurança em caso de queda de energia na rede da Enel. Haverá também a instalação de sistema de água de reuso.
Já a nova UPA Lapa funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana, e terá cinco especialidades: clínica médica, cirurgia, odontologia, ortopedia e psiquiatria, além de atender casos de urgência e emergência.