A região da Subprefeitura Lapa viveu, na semana passada intensas jornadas participativas e de controle social na área da saúde pública, com a renovação, por meio do voto popular, dos Conselhos Gestores de diversos equipamentos, entre eles o Pronto-Socorro da Lapa e o Hospital Municipal Sorocabana.
No PS, localizado na Avenida Queiroz Filho, a votação, na verdade, foi como que uma aclamação da única chapa concorrente no segmento usuários, com representantes das regiões Lapa e Pinheiros. Pela Lapa, serão conselheiros titulares Amorim Pereira, Alexandra Swerts e Bertô de Morais. Por Pinheiros, assumirão a titularidade João Pedro Rosin, Aristóteles Nogueira Filho e Ermano Marchetti Moraes.
Já no Hospital Sorocabana houve disputa eleitoral com duas chapas concorrendo, o que levou às urnas 486 votantes A vencedora foi a chapa 1 (269 votos), com a seguinte composição de conselheiros titulares: Edson Alves, Luís Flávio lima, Beatriz Barrela e Silvia Tomasini.
Os conselhos gestores dos equipamentos de saúde são formados por representantes da sociedade civil (50%), dos trabalhadores (25%) e das organizações gestoras (25%). O mandato é de dois anos.
Os conselheiros do PS Lapa, em breve, serão conselheiros da Unidade de Pronto Atendimento Lapa (UPA), equipamento que deve ser entregue no segundo semestre e substituirá o antigo pronto-socorro.