A Cia. BuZum!, que circula pelo País com seus ônibus-teatro, ‘estacionou’ no Galpão dos Bonecos, espaço localizado na Rua Coriolano, 622 – Vila Romana, nestas férias de janeiro. A agenda especial da trupe aqui na região inclui nove dias com apresentações de três das peças de maior sucesso da companhia.
Os espetáculos apresentados serão:
Caipira – A peça aborda a cultura do interior do país e a importância do folclore. Saci, Curupira e Lobisomem são alguns dos personagens centrais do espetáculo.
Curumim Mani – A Origem da Mandioca – O espetáculo conta a história tupi sobre a origem deste alimento tão presente na vida dos brasileiros, a mandioca.
Filhotes do Brasil – Mostra a relação de alguns filhotes e seus pais de animais em risco de extinção da fauna amazônica.
No local, além de assistirem ao espetáculo, o público é convidado a participar de uma oficina de construção de bonecos, na qual todos os participantes aprendem a fazê-los, construindo seu próprio boneco para levar para casa. As apresentações acontecem de 12 a 28 de janeiro, às sextas e sábados, a partir das 16 horas, e aos domingos às 11 horas (Espetáculo Filhotes do Brasil) e 16h30 (Oficina de Bonecos. Os ingressos (à venda no site do Sympla) custam R$ 35 e crianças até dois anos não pagam.
Como explica Mariane Gutierrez, diretora de produção do BuZum!, a companhia sempre se apresenta na capital paulista, porém, com agendas pontuais. Percebendo o interesse do público e atendendo a pedidos, a trupe se organizou para realizar um evento mais marcante. “Nós temos um público muito especial em São Paulo e com o Galpão dos Bonecos podemos estar ainda mais próximos dele. As férias de janeiro são incríveis para esse contato com os pequenos”, diz Mari. O Galpão dos Bonecos é um grande espaço que conta com um acervo de quase mil bonecos que foram confeccionados especialmente para espetáculos teatrais.
Em setembro de 2023 a cia. de teatro BuZum! completou 13 anos de trabalho. Nesse período, percorreu cerca de 440 mil quilômetros realizando 15 mil apresentações para mais de 700 mil espectadores nas mais de 2.600 escolas públicas de 300 cidades de 11 estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Ceará e Santa Catarina), além de Porto Suarez, na Bolívia. Só no ano passado, seus ônibus-teatro realizaram mais de 100 apresentações, em 50 municípios brasileiros. A cia. é dirigida por Beto Andreetta, Jackson Íris e Mari Gutierrez, que levam à plateia novas possibilidades nas quais a imaginação e a fantasia se expandem nos contos com seus bonecos teatrais inovadores.