Linha Rosa do Metrô tem cronograma até 2036

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Foto: Lúcia Helena Oliveira

Lúcia Helena Oliveira
O subprefeito da Lapa, Luiz Carlos Smith Pepe, e o chefe de Planejamento do Metrô, Epaminondas Junior

Com o auditório da Subprefeitura Lapa lotado, técnicos do Metrô, convidados pelo Conselho Regional do Meio Ambiente, Desenvolvimento sustentável e Cultura de Paz da Subprefeitura Lapa (Cades) para falar sobre impactos da Estação Cerro Corá, acabaram por traçar, na quinta-feira, 14, um panorama geral da futura Linha Rosa, que cruzando os limites da capital chegará até o município de Santo André.

De acordo com o chefe do departamento de Planejamento e Anteprojeto de Engenharia do Metrô, Epaminondas Duarte Junior, a conclusão do trajeto entre a Estação Santa Marina (Água Branca) e Santo André está prevista para 2036. “A Linha Rosa contará com 24 estações ao longo de 33 km, atendendo 1,2 milhão de passageiros por dia”, explica Duarte Junior. “Estações da Linha Rosa contarão com elevadores de alta capacidade. Será a primeira a linha a contar com esse tipo de equipamento”, ressaltou o engenheiro.

Na região da Subprefeitura Lapa, a Linha Rosa terá, além da estação Santa Marina, outras três estações: Lapa, Vila Roma e Cerro Corá. A escolha da região da Água Branca para construção da estação do Metrô, segundo o chefe de Planejamento, ocorreu por conta do modal trem CPTM já existente. Já a estação Cerro Corá aparece no mapa do Metrô tanto na Linha Rosa quanto na Verde, que no seu braço Oeste parte, atualmente, da Estação Vila Madalena.

O projeto, com licitação concluída e homologada, está sendo conduzido pelo Consórcio STEMM. “A estação aCerro Corá tem merecido atenção especial do Cades Lapa por ter sido projetada ao lado da Praça Amadeu Decome. Mas não há motivo para preocupação, pois nenhuma estação vai acabar com as áreas verdes. Se houver necessidade de retirada de árvores, elas serão transplantadas para áreas vizinhas”, afirmou Duarte Junior.

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