O SP156 é o canal que os munícipes têm para solicitar serviços à Prefeitura, incluindo toda a parte de zeladoria como remoção de lixo, cata-bagulho, poda de árvores, remoção de mato, varrição, entre outros.
A Associação Viva Leopoldina (AVL) é usuária habitual do sistema para encaminhar as demandas do bairro, porém, já há algum tempo os moradores afirmam se deparar com respostas automáticas ou a negação de que as demandas existam. Entre as devolutivas recebidas pelo aplicativo no último mês estão mensagens como “Em vistoria ao local, não foi encontrada nenhuma irregularidade”.
Para testar sua tese de que as respostas eram enviadas sem considerar as demandas, os moradores começaram a enviar fotos e textos que não eram relativos a serviços, como uma foto do personagem Mickey Mouse e até de uma pizza. Em alguns casos as respostas recebidas foram respondidas de forma genérica e em outros foi identificada a possibilidade da demanda ser um “trote”.
Com a situação, a AVL preparou um ofício destinado à Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia cobrando que não ocorra a atualização de status dos protocolos como “concluídos” dos casos que não foram resolvidos que se apliquem penalidades econômicas aos concessionários que não atenderem corretamente os serviços.
Reunião
Na quarta-feira (30) o secretário de Inovação e Tecnologia Juan Quirós participou de uma reunião com representantes da AVL e moradores do bairro para discutir a questão. “Preparamos um documento com diversas sugestões para a melhoria do serviço. Dentre elas a principal seria incluir uma pergunta ao munícipe do tipo: ‘o serviço foi realizado? sim ou não’, com a possibilidade de anexar imagens. Assim a ocorrência só seria encerrada caso o serviço fosse executado. O poder de encerrar seria do munícipe e não do concessionário, o que aumentaria a eficiência. Isso inclusive abriria um novo rol de possibilidades para a Prefeitura que enxergaria de maneira clara a qualidade dos serviços, seja por fornecedor ou por região”, declarou Carlos Alexandre de Oliveira, diretor de Relações de Governo e Tecnologia da Associação Viva Leopoldina (AVL).
Em nota, a “Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia esclarece que as solicitações são encaminhadas automaticamente aos órgãos competentes para que seja feito o atendimento da demanda e dada a solução ao caso. Ressaltamos que a responsabilidade pela resposta não é do Sistema SP156, portanto as respostas e o processamento das demandas não são de responsabilidade da equipe da SMIT. Esclarecimentos e detalhamentos sobre as respostas fornecidas cabem aos órgãos competentes ao assunto da demanda (p.e.: limpeza urbana é um serviço da zeladoria de responsabilidade da SMSUB), bem como a indicação de porta-voz para esclarecimento da situação. No entanto, a SMIT teve acesso a algumas das respostas fornecidas para as solicitações que envolvem limpeza urbana e tem total interesse no aprimoramento dos canais SP156 para oferecer aos usuários uma experiência de qualidade. Por este motivo, na quarta-feira (30), foi realizada uma reunião com os representantes da Associação Viva Leopoldina na qual recebemos um documento com sugestões que serão analisadas pelas equipes responsáveis para avaliar a melhor forma de atendê-las”.