Mostra une três continentes do Sesc Pompeia

0
23

Depois de passar por Paris, em 2020, e Angola, em 2022, a exposição O Poder de Minhas Mãos, realização do governo francês, está no Sesc Pompeia.

Com curadoria de Odile Burluraux, Suzana Sousa e Aline Albuquerque, a mostra apresenta uma representação coletiva e significativa da produção artística de mulheres do Brasil, da França e do continente africano.

As obras de 23 artistas mulheres percorrem uma ampla gama de temas – corpo, sexualidade, autorrepresentação, maternidade, crenças –, partindo quase sempre de experiências pessoais para abordar questões sociais que moldam a condição das mulheres na contemporaneidade. Memória, família, espiritualidade e imaginação surgem entrelaçadas nas pinturas, cerâmicas, fotografias, vídeos, performances e bordados apresentados.

Ainda que algumas das participantes partam de diferentes abordagens e em diversas poéticas, a mostra permite o compartilhamento de vivências individuais que, ao ganharem uma dimensão coletiva e universal, ressoam com o célebre lema dos anos 1970: “o pessoal é político”. O resultado é um mergulho potente na arte contemporânea africana e em alguns dos principais debates da atualidade.

A mostra, com visitação gratuita até 18 de janeiro, pode ser visitada de terça a sexta, das 10h às 21h; sábados e domingos, das 10h às 18h. O Sesc Pompeia fica na Rua Cleia 93 – Água Branca.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY