UBSs da região do Jaguaré realizam mais de 20 mil atendimentos mensais

0
19

A AMA/UBS Integrada Vila Nova Jaguaré e a nova UBS Caju, equipamentos públicos de saúde que atendem o bairro do Jaguaré e região, registram, juntos, mais de 22 mil atendimentos mensais, segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde.

A AMA/UBS Vila Nova Jaguaré, com 156 profissionais, é responsável por uma média mensal de 15.066 usuários atendidos, cobrindo uma população de cerca de 25.055 pessoas cadastradas em um território com aproximadamente 35 mil habitantes. A unidade passou recentemente por reforma estrutural por meio do Programa BID, o que proporcionou melhorias no ambiente e na qualidade da assistência.

Já a UBS Caju, inaugurada em outubro de 2024, funciona em modelo misto, composto por duas Equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), uma Equipe de Atenção Primária (EAP) e quatro Equipes de Saúde Bucal (ESB). Conta com 93 profissionais e realiza, em média, 7.246 atendimentos por mês, beneficiando uma população estimada em 19.777 pessoas, das quais cerca de 10 mil estão cadastradas.

Os dois equipamentos oferecem atendimentos médicos e de enfermagem, além de suporte de equipes multiprofissionais (eMulti). Grupos educativos, ações de saúde bucal e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) também fazem parte das atividades desenvolvidas, fortalecendo a promoção do bem-estar e o cuidado integral.

Além das duas unidades básicas de saúde, a região conta com a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Rio Pequeno, que também passou a funcionar no ano passado oferecendo atendimento de urgência e emergência em diversas especialidades, como clínica médica, pediatria, ortopedia, cirurgia, psiquiatria e odontologia. A unidade conta com quase 500 profissionais e está equipada com cinco leitos de urgência, dois leitos de atendimento a pacientes em estado de choque, 14 leitos de observação para adultos, quatro para crianças, além de áreas de isolamento específicas para pacientes adultos e infantis.

No Jaguaré, a Secretaria de Saúde mantém, ainda, uma unidade do Programa de Atendimento ao Idoso (PAI), que atua com visitas regulares, acompanhamento clínico, suporte social e articulação com outros serviços da rede para garantir a continuidade do cuidado em domicílio.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY