Desativado desde a inauguração da nova UPA Lapa, no início do ano, o edifício do antigo Pronto Socorro da Lapa, localizado no mesmo terreno da Avenida Queiróz Filho, na Leopoldina, passará por reformas para abrigar uma série de equipamentos, com investimentos realizados pela Prefeitura em parceria com o Governo Federal. A notícia foi dada pelo secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, na quinta-feira, 3, em reunião com os conselheiros gestores do Hospital Sorocabana, Ama Sorocabana e Centro de Reabilitação Lapa.
“Fomos surpreendidos positivamente”, comenta o conselheiro Rubens Alves Pinheiro Filho. “A Prefeitura vai implantar o Paulistão da Saúde, com vários serviços, como o Centro de Referência da Mulher, Ótica, Centro de Reabilitação, que deixará a Lapa e virá para a Queiroz Filho, além de um complexo multiespecialidades com verbas do Governo Federal”, acrescenta o conselheiro.
Zamarco também anunciou mudanças na logística das obras no prédio do antigo Hospital Sorocabana. Segundo ele, a AMA 24 horas continuará no prédio, sendo realocada durante as obras. Inicialmente estava prevista sua desativação, com posterior transferência, dando lugar ao pronto-socorro do novo hospital, que não seria aberto ao público, mas sim de uso referenciado. A AMA será mantida até que o PS do Sorocabana comece a funcionar. Posteriormente, a Secretaria de Saúde avaliará a necessidade ou não de construir uma UPA naquela região.
O Hospital Dia (HD) e o Ambulatório, que hoje funcionam pela entrada da Rua Faustolo, estão com os dias contados. Assim que a obra da reforma chegar a essa área, os serviços serão descontinuados. Segundo Zamarco, a demanda do HD Lapa será absorvida por unidades em outros bairros da cidade.