Lapa e Perdizes aparecem entre os 10 melhores distritos para se viver, segundo Mapa da Desigualdade

0
28

A Lapa aparece em quinto lugar e Perdizes em sétimo no ranking dos distritos com melhor qualidade de vida da capital paulista. O levantamento é realizado há 10 anos pelo Instituto Cidades Sustentáveis e Rede Nossa São Paulo e leva em conta o desempenho em 45 indicadores temáticos do Mapa da Desigualdade nos 96 distritos paulistanos, comparando indicadores como Educação, Habitação, Saúde e Segurança Pública. Já a Brasilândia, na Zona Norte, aparece na última posição do ranking geral com 49,3 pontos.

Além do ranking geral dos 96 distritos da capital paulista, o Mapa da Desigualdade de São Paulo permite também observar rankings temáticos em 11 áreas distintas: saúde, educação, segurança pública, direitos humanos, meio ambiente, mobilidade, trabalho e renda, habitação, cultura, infraestrutura digital e esporte.

Desse modo, é possível verificar a desigualdade entre os territórios da capital em diferentes temas e indicadores, e apontar os desafios e prioridades de investimento do poder público. Na área da Saúde, por exemplo, são comparados números como gravidez na adolescência, mortalidade infantil e materna e tempo médio para atendimento nos equipamentos de atenção básica. No quesito Segurança, o estudo mede número de feminicídios, homicídios, agressões e mortes por intervenção policial. Já no item Trabalho e Renda, os parâmetros comparados pela pesquisa são oferta de emprego formal, remuneração média mensal do emprego formal e desigualdade salarial dos trabalhadores com registro em carteira.

“O levantamento é feito há uma década, mas, durante esse período, infelizmente, houve poucos avanços na redução da disparidade entre os distritos”, diz o coordenador-geral da Rede Nossa São Paulo, Jorge Abrahão. Para ele, uma forma de diminuir a desigualdade é o poder público disponibilizar serviços de melhor qualidade e de mais fácil aceso e haver um aumento na renda per capita da população.

 

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY