Coordenadoria dos Consegs apura denúncias de uso de brasões da entidade em totens de segurança

0
40

Os membros dos Conselhos de Segurança (Consegs) de todo o Estado de São Paulo estão sendo convocados pela Coordenadoria Estadual do órgão a verificar e denunciar a existência de totens com câmeras de segurança que exibam brasões do Conseg.

A coordenadoria estadual explica que há denúncias de possível prática de proselitismo comercial nesses equipamentos, que estão sendo apurados. Segundo a assessoria da coordenadoria, algumas empresas de segurança privada acaban usando as logomarcas da polícia e dos Consegs para “valorizar o serviço prestado”. Uma portaria publicada no Diário Oficial do Estado em 2024 “proíbe o uso do brasão da Coordenadoria Estadual e dos Conselhos Comunitários de Segurança em postes inteligentes com câmeras de segurança/monitoramento, inclusive, no âmbito do Programa Muralha Paulista, instituído pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo”. A portaria justifica a proibição reiterando que “ainda não foram editadas normas específicas que regulam o uso das imagens dos brasões do Estado de São Paulo e das polícias civil e militar, e que, portanto, essa vedação tem por objetivo evitar confusão quanto à origem ou responsabilidade pela instalação e manutenção dos equipamentos”.

Ouvidos pela reportagem do JG, os presidentes do Conseg Leopoldina, Roberto Bortoni, e do Conseg Lapa, Flávia Maia, afirmam que as câmeras de segurança existentes em suas áreas de atuação não possuem brasão da entidade. O Conseg Perdizes está temporariamente inativo, por renúncia da diretoria, em junho.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY