Moradores trabalham pelo tombamento do Marco da Lapa e de praças da região

0
25

Um dos pontos históricos da região, o Marco da Lapa, localizado na Praça Sebastião Jaime Pinto, está em processo de tombamento no Conpresp – Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo, iniciado em 2022 a pedido de um grupo de moradores. Atualmente, no entanto, o monumento necessita de um restauro e da apresentação de documentos técnicos, como o ART/RRT (Anotação de Responsabilidade Técnica/Registro de Responsabilidade Técnica) para que o processo de tombamento seja finalizado pelo Conpresp.

Iniciativa da Associação Amigos da Lapa de Baixo (AALB), na gestão de Hotelo Telles de Andrade, o Marco foi inaugurado em 2013, por ocasião das comemorações do aniversário de 423 anos da Lapa. “Era um monumento lindo e significativo, pois representa a história de nossa região. Mas, com o passar dos anos, sofreu vandalismos, com roubo de seu ponto focal, a roda, e pichações”, ressalta o líder comunitário Marco Aurélio Marques Ribeiro. “A ideia é pedir ajuda da subprefeitura para o restauro e para agilizar o envio da documentação necessária”, diz ele.

Em contato com o subprefeito da Lapa, Paulo Adriano Telhada, o JG apurou, entretanto, que a subprefeitura não tem verbas para restauração de monumentos. “O que pode ser feito é os moradores entrarem em contato com algum vereador para pedir que a verba para o restauro do Marco da Lapa seja incluída em emenda parlamentar”, sugere Telhada.

Ribeiro diz que está pedindo, também, o tombamento de oito praças da região, como forma de preservar o patrimônio ambiental não só da Lapa, mas da cidade como um todo. “É muito importante a comunidade se mobilizar pelo tombamento de nossos marcos históricos e também das áreas verdes como forma de brecar um pouco a forte especulação imobiliária que acontece na Lapa”, explica o líder comunitário.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY