Desde 2019 os moradores da Vila Anastácio reivindicam melhor acessibilidade na passarela que atravessa a linha férrea da CPTM, interligada à estação Domingos de Moraes, da linha 8-Diamante. Esse pedido será atendido agora, com um projeto, apresentado pela concessionária da linha, a ViaMobilidade, que vai modernizar a infraestrutura da estação.
De acordo com o projeto, apresentado na quinta-feira, 3, durante uma reunião de técnicos da empresa com representantes da Associação dos Moradores da Vila Anastácio, Associação Viva Leopoldina (AVL) e AMOCITY, que reúne moradores do City Lapa, uma das principais mudanças será a demolição da passarela existente para a construção de uma nova, mais próxima e mais integrada ao entorno, que será acessível por uma rampa suave.
A reforma prevê, ainda, reparos nas coberturas das plataformas, novos elementos de comunicação, revisão de rota tátil face às intervenções e adequação do vão entre o trem e a plataforma para ampliar a acessibilidade, e a modernização de salas técnicas e operacionais, o que contribui para a otimização de processos operacionais e de atendimento.
Após as obras, os passageiros poderão se beneficiar também de novos paraciclos nos acessos e canaletas nas escadas fixas para o transporte de bicicletas, sanitários públicos reformados, além da adequação viária do corredor de ligação entre a estação e a Rua Monte Pascoal e de nova iluminação.
“Essa é uma luta antiga nossa e esperamos, agora, contar com uma passarela mais segura e acessível, com cobertura, câmaras de segurança e nova iluminação”, diz o presidente da Associação da Vila Anastácio, Joaquim Balduíno da Silva.
Já o representante da AMOCITY, Jairo Glikson, ressalta que a nova estrutura beneficiará não apenas os usuários da estação Domingos de Moraes, mas todos os moradores e pessoas que circulam no entorno. A importância da reunião foi destacada pelo presidente da AVL, Umberto de Campos Sarti. “Vamos ter não apenas a infraestrutura da estação Domingos de Moraes remodelada, mas há novidades também para a estação Leopoldina, que serão divulgadas em breve”, explicou.