Até o mês de setembro deste ano, o Parque Villa-Lobos deverá inaugurar um novo espaço que pretende recriar um ambiente de praia em plena cidade. O Orla Villa-Lobos vai contar com cinco quadras de areia, que estarão disponíveis para a prática de esportes como tênis de areia e futevôlei. Além disso, o complexo contará com um “parque das águas”, onde as crianças poderão se divertir em chafarizes e outras instalações aquáticas. Com uma área total de cerca de 8.000 metros quadrados, o espaço será de acesso gratuito, com agendamento feito por meio de um aplicativo, seguindo o modelo já utilizado no parque. O projeto também incluirá pontos de alimentação, com quiosques de comidas e bebidas, e deve oferecer aulas coletivas de ioga, alongamento e ginástica.
A questão da sustentabilidade será um destaque, já que com foco em compostagem e reciclagem deverão destinar menos de 10% dos resíduos sólidos gerados aos aterros sanitários, assim como já ocorre em outras ações adotadas pelo parque. Relatórios automáticos de eficiência energética e hídrica, desenvolvidos pela empresa islandesa Klappir, estarão disponíveis ao público, demonstrando os resultados sustentáveis das operações.
A novidade prevê trazer mais visitantes ao parque, especialmente durante os dias de semana, quando o Villa-Lobos tem número de visitantes 15 vezes menor do que aos sábados, domingos e feriados. Aos finais de semana, o espaço pretende hospedar comemorações de aniversários e happy hours, sem afetar os outros