A primeira reunião de 2025 do Conselho Gestor da Área de Intervenção Urbana Vila Leopoldina (AIU), realizada na quarta-feira, 29, mostrou, por um lado, avanço no debate sobre a construção de equipamentos sociais, e por outro, impasse em relação à área disponível para a construção das 853 moradias previstas na lei que criou Programa de Intervenção Urbana Leopoldina (PIU). “Vamos continuar debatendo aqui na comunidade quais as melhores opções de equipamentos públicos que podem ser construídos, conforme sinaliza a lei”, afirma Alexandre Beraldo, conselheiro gestor da AIU.
Dentre as alternativas apresentadas por representantes das secretarias de Educação, Desenvolvimento Econômico e Saúde na reunião do Conselho, uma que se destacou foi a construção de um espaço que pode ser utilizado como ponto de apoio dos serviços da unidade de Saúde Parque da Lapa.
O entrave que persiste é de natureza de segurança jurídica, segundo revela Beraldo. “O que temos hoje é a doação, por parte do privado (Altre, do Grupo Votorantim), de uma área de 6.500 m², conforme determina a lei do PIU, para a construção das moradias sociais e comércios”, afirma o líder comunitário. “Mas nós entendemos que essa área é insuficiente para acomodar todas as construções. Sabemos que o privado está disposto a doar 3.500 m², desde que a Prefeitura apresente garantias jurídicas para a o bom andamento de todas a etapas da execução das obras. E isso só pode ser alcançado com as duas partes dialogando”, acrescenta Beraldo
O advogado da Altre, Guilherme Nostre, disse que a empresa tem todo o interesse em ajudar na superação do impasse, colaborando com a Prefeitura. Ele confirmou que existem “preocupações de ordem técnica e jurídica que precisam ser mais bem debatidas, não no interesse da Altre, mas sim no interesse (público) do projeto”.
A secretária municipal de Urbanismo e Licenciamento, Elisabete França, que conduziu a reunião do Conselho Gestor, disse esperar da Altre o encaminhamento de um documento onde a empresa manifeste suas preocupações, indicando possibilidades de solução para os entraves.