Prefeitura realiza operação de limpeza na área das 32 subprefeituras

0
20

Para a prevenção de alagamentos nesta época de chuvas, a Prefeitura iniciou a Operação São Paulo Limpa. A ação acontece, simultaneamente, nas 32 subprefeituras da cidade, aos sábados, com foco na limpeza de galerias e bocas de lobo. Em um primeiro momento, a prioridade tem sido intensificar as ações de zeladoria em regiões com histórico de descarte irregular de lixo e alagamentos.

Na primeira edição do programa, realizada na madrugada de quarta-feira, 29/1, foram recolhidas 28 toneladas de lixo das galerias e bocas de lobo na Avenida Nações Unidas, na Zona Sul da cidade, com mais de 300 funcionários mobilizados ainda para retirada de entulho, limpeza de boca de lobo, corte de grama e varrição.

A Operação, que se soma aos serviços regulares de zeladoria da cidade, também tem o objetivo de sensibilizar a população sobre o correto descarte do lixo em locais apropriados ou em horários adequados. Nesta época de chuvas, até mesmo o lixo domiciliar, se for colocado em horário diferente da coleta, agrava a ocorrência de enchentes.

“Todos os sábados, haverá um mutirão com diversos serviços como poda, varrição, tira entulho e limpeza de ruas e galerias. Cada subprefeito vai mapear os locais que possuem áreas com histórico de descarte irregular e registro de pontos de alagamento para concentrar esses esforços”, afirma Fabricio Cobra, secretário das Subprefeituras.

Somente no ano de 2024, a Secretaria Municipal das Subprefeituras retirou das ruas mais de 114 mil toneladas de entulho descartadas de forma irregular pela cidade.

É importante lembrar que a cidade de São Paulo conta com 128 ecopontos para o descarte, além de realizar a Operação Cata-Bagulho, que percorre as vias da capital, pelo menos uma vez por mês, fazendo a coleta gratuita de objetos volumosos e materiais sem uso.

Neste ano, a SMSUB, por meio da Secretaria Executiva de Limpeza Urbana (SELIMP), intensificou as ações para combater o descarte irregular de resíduos sólidos na capital. Em 2024, foram aplicadas 319 multas por descarte irregular, com base na Lei 13.478/2002. Além disso, a coleta de entulho descartado de forma irregular no mesmo ano resultou em mais de 13.800 pesagens e a remoção de mais de 114.000 toneladas de resíduos das vias públicas, com destino ambientalmente adequado.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY