Lapa recebe maior e mais completa UPA da cidade

0
17

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) inaugurou, na terça-feira, 28, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Lapa, na Avenida Queiroz Filho, que substitui o antigo Pronto Socorro que durante anos funcionou no local. A cerimônia contou com a presença de vereadores ligados à região, entre eles Paulo Frange (MDB), o líder do governo na Câmara, Fábio Riva (MDB) e Eliseu Gabriel (PSB), e do subprefeito da Lapa, José Marcelo Costa.

Com investimentos de R$ 31 milhões, a UPA Lapa – 33ª entregue na cidade – é o maior e mais completo equipamento do tipo disponível em São Paulo, com capacidade para atender 14 mil pessoas por mês.

“É uma UPA com toda a infraestrutura, mais de 2.500 m2, atendimento de urgência e emergência, inclusive odontológica, laboratório, todos os equipamentos necessários e uma ala de atendimento psiquiátrico”, disse o prefeito, destacando que entregou 22 das 33 UPAs da cidade.  “Essa é a segunda UPA entregue esse ano, entreguei a primeira na região do Heliópolis. Vou entregar 15 nesse mandato, então faltam outras 13, sendo que 8 já estão em obras”, explicou Nunes. Dada a infraestrutura do equipamento, o prefeito destacou que a UPA Lapa poderá vir a integrar o “Paulistão da Saúde”, complexo que oferta diversos serviços de saúde em um mesmo local

Com 635 profissionais de diversas áreas contratados, incluindo 164 médicos, a unidade conta com 37 leitos, entre eles, 10 voltados à observação em psiquiatria e dois leitos de choque. A UPA também oferece 14 leitos de observação e um de isolamento adulto, além de quatro de pediatria e um isolamento infantil, bem como cinco leitos de urgência. O equipamento também conta com unidade do minilab, laboratório que oferece cerca de 30 exames com redução de tempo de espera, e oferta de exames de raio-x e eletrocardiograma para apoio ao diagnóstico e terapia.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, apenas na região Oeste, a Prefeitura de São Paulo inaugurou recentemente a UPA Rio Pequeno, a UBS Malta Cardoso e a UBS Caju. “Hoje estamos inaugurando a UPA Lapa, vamos inaugurar a UBS Vila Ipojuca e a UBS Real Parque em 2025, além da UBS Reserva Raposo”, destacou o secretário, ressaltando que a região também ganhará um novo hospital, além da reconstrução do Hospital Sorocabana.

A inauguração da nova UPA foi comemorada pela conselheira de Saúde da região, Maria Bertolina de Moraes. “Essa era uma reivindicação antiga de toda a população da Lapa e, agora, depois de 10 anos de luta, é um orgulho e uma grande alegria vermos esse sonho ser realizado. A UPA, sem dúvida, trará um avanço no atendimento de saúde pública em nossa região”, disse ela.

NO COMMENTS

LEAVE A REPLY