A Associação dos Moradores do City Lapa – Amocity – e a Associação Proprietários, Protetores e Usuários de Imóveis Tombados – APPIT – entraram com pedido de tombamento do prédio e do bosque dos Salesianos no Conpresp, órgão municipal de preservação do patrimônio histórico.
O objetivo da iniciativa, de acordo com o advogado da Amocity, Jairo Glikson, é garantir a preservação de toda essa área, de mais de 16 mil metros quadrados, que inclui uma extensa área verde, com árvores centenárias. A parte do terreno onde existe o bosque foi vendido recentemente para a construtora Tegra, que tem projeto de construção de um empreendimento imobiliário para o local, com a retirada de inúmeras árvores.
“Em tempos de mudanças climáticas, é fundamental preservar áreas como essa dos Salesianos, que está localizada na extensão do City Lapa e inserida em uma zona de aquífero. Isso demanda um cuidado especial com a permeabilidade do solo e com a manutenção das espécies verdes e de pássaros na região”, lembra ele. “Além disso” – ressalta Glikson – “o prédio do Instituto Salesiano Pio XI, com mais de 80 anos de história, tem uma arquitetura com elementos neoclássicos e modernistas, que se integram à paisagem urbana com áreas que estimulam a convivência e as atividades ao ar livre. Por isso a importância de tombarmos todo o complexo”, diz.