Com o tema “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica”, a Prefeitura de são Paulo realiza, no sábado, 18, a 5ª Conferência Municipal de Meio Ambiente. Esta será a primeira etapa para estabelecer propostas para as conferências estadual e nacional.
O evento acontece no auditório da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), Campus Barra Funda, das 9h às 18h, e tem como proposta ser um processo participativo nacional, que visa estabelecer uma agenda comum entre o poder público e a sociedade. Para participar, basta se inscrever por meio do link: Conferência Municipal do Meio Ambiente – Inscrição
“Este evento é uma oportunidade essencial para que sociedade civil e poder público se unam na construção de propostas concretas para enfrentar a emergência climática. Vamos aprofundar as reflexões no âmbito municipal. Além disso, marca um passo importante na transformação de São Paulo rumo a uma cidade cada vez mais sustentável”, afirma o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Rodrigo Ravena.
Na Conferência Municipal, serão selecionadas 10 propostas (duas por eixo temático) e uma lista com 100 delegados que participarão da etapa estadual. Os debates serão organizados em torno de cinco eixos temáticos: Mitigação – Redução da emissão de gases de efeito estufa; Adaptação – Prevenção de riscos e preparação para desastres, com foco na redução de perdas e danos; Justiça Climática – Superação das desigualdades; Transformação Ecológica – Descarbonização da economia com inclusão social; e Governança e Educação Ambiental – Participação e controle social.
A Conferência marca o início da eleição de delegados e da formulação de propostas que avançarão para a etapa estadual. A etapa estadual selecionará, dentre as sugestões dos demais municípios, propostas e delegados que representarão São Paulo na etapa nacional. As propostas finais subsidiarão a implantação da Política Nacional de Mudanças do Clima. Além disso, o evento será uma oportunidade para discutir questões locais e específicas relacionadas às mudanças climáticas.
O evento é aberto a toda a população do município com 16 anos ou mais, especialmente àqueles que vivem em territórios e condições de vulnerabilidade.